A Comissão Episcopal para a Juventude oficializou a atualização do “Documento 85 — Evangelização da Juventude: Desafios e Perspectivas Pastorais”.
A iniciativa aconteceu após a aprovação do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), este é um passo significativo para fortalecer sua atuação junto às juventudes.
A Comissão Episcopal apresentou uma proposta de atualização ao Conselho Permanente após um período de reflexão. Esta atualização foi considerada prioritária no Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil, realizado em setembro, em Brasília.
O encontro reuniu líderes religiosos e responsáveis pelos setores de juventude das dioceses do país, que enfatizaram a necessidade urgente de revisar o documento para mantê-lo como uma referência sólida para iniciativas juvenis. Também foram consultados bispos, padres e jovens de todas as regiões do Brasil.
“O processo de atualização será um momento muito importante, porque será colocado o tema Juventudes sobre a mesa, sobre a atenção de toda a Igreja Católica em nosso país, envolvendo coordenadores juvenis, assessores, envolvendo as dioceses, fazendo chegar às paróquias e aos grupos, e, principalmente, ouvindo as juventudes. Nós olhamos esse momento de atualização do Documento 85 como um kairós, um tempo de graça na evangelização das juventudes em nosso país”, explicou o bispo de Imperatriz–MA e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, dom Vilsom Basso. Leia MaisSite ajuda jovens brasileiros a se preparem para o Jubileu 2025Jovens coreanos recebem os ícones da JMJ no Vaticano
O texto foi publicado originalmente em 2007, e agora será atualizado para responder aos novos desafios e realidades vividas pelos jovens, não apenas como uma revisão técnica, mas um chamado à renovação pastoral para estar cada vez mais próxima das juventudes.
Com o objetivo de garantir que o documento mantenha um diálogo claro com a juventude e sendo ferramenta para a evangelização dos jovens, a Comissão Episcopal deu início à formação de um grupo de trabalho que conduzirá o processo de atualização. A equipe será composta por especialistas em juventude, líderes pastorais e representantes das diversas expressões juvenis da Igreja no Brasil.
A juventude na Igreja vive um período de graça e renovação, especialmente após o Sínodo dos Jovens de 2018 e a publicação da Exortação Apostólica Christus Vivit pelo Papa Francisco. Esses eventos reforçaram o compromisso da Igreja com os jovens, destacando a importância de ouvi-los e acolhê-los em suas diversas realidades.
O Papa Francisco incentivou a Igreja a estar ao lado dos jovens, ajudando-os a discernir seus caminhos e a viver a fé com autenticidade. Esse impulso renovador tem sido essencial para a Pastoral Juvenil, que busca promover uma evangelização mais próxima, acolhedora e dinâmica, alinhada aos anseios e desafios das novas gerações.
Fonte: CNBB
Versículos para rezar pelos recém-nascidos
Reze com versículos bíblicos que refletem o significado da vida como dom de Deus e são formas de abençoar seus filhos.
Trabalho religioso: a profissão mais feliz?
Servir aos outros por meio da fé traz satisfação ao trabalho religioso.
Rumo ao Jubileu, intenção do Papa é pelos peregrinos da esperança
Última intenção do Papa para o ano de 2024 já reforça o chamado para o Ano Santo de 2025, em que seremos peregrinos da esperança.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.