O novo projeto contou com a participação de assessores, padres e bispos referenciais da CNBB e também é fruto do 3º Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil, realizado em junho deste ano na Arquidiocese de Niterói (RJ).
O plano foi dividido em quatro eixos: formação, vocação e missão, estruturas de acompanhamento e assessoria e cidadania: casa comum e dignidade humana (considerados urgências para a Pastoral Juvenil). Paralelo a esses temas o material define linhas de atividades que apontam para novas iniciativas de evangelização dos jovens.
O bispo de Valença (RJ) e presidente do CEPJ, dom Nelson Francelino Ferreira, explicou como os Discípulos de Emaús inspiraram a Comissão Episcopal durante o planejamento:
“Nossa juventude, atingida pelos absurdos vividos durante a pandemia do coronavírus, quer retomar a sua caminhada, apoiada na sua ousadia e na sua criatividade peculiar, bem como na confiança da Igreja, quer se apresentar como protagonista de todo esse processo”, explica o bispo de Valença (RJ) e presidente da CEPJ, dom Nelson Francelino Ferreira.
Igreja Juvenil Sinodal
De acordo com o Pe. Antônio Ramos, assessor externo da CEPJ, o plano trienal para a Juventude da Igreja tem o anseio de torná-la uma Igreja Juvenil Sinodal, a exemplo do próprio Jesus que caminhou com os discípulos de Emaús, lado a lado.
“A Pastoral Juvenil trabalha na grande unidade e sinodalidade, o que favorece toda a Igreja. O projeto “Ao Seu Lado” considera que todas as expressões juvenis tramalhem juntas – lado a lado – em vista da grande missão de levar o Evangelho de Cristo a todos os jovens, levando em conta a diversidade e carisma de cada expressão, mas com a certeza de que juntos elas constroem essa linda unidade do anúncio de Jesus de que todos tenham vida e vida em abundância (cf 10,10)”, disse Pe. Antônio.
Baixe aqui o documento de forma gratuita
Fonte: CNBB
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.