Faltam poucos dias para o início da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB), que será realizada entre 10 e 19 de abril, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida (SP).
A página especial do Portal A12 sobre o evento já está disponível com as informações e a cobertura do grande encontro dos bispos.
O número de bispos no país é de 482, dos quais 316 estão no exercício do governo pastoral de uma Igreja Particular (dioceses e arquidioceses) e outros 166 são bispos eméritos, assim sendo uma das três maiores conferências episcopais do mundo, que estará reunida na Capital Mariana da Fé.
Com a realização de 21 sessões ao longo de duas semanas, discussões, estudos e decisões serão feitos, além de várias reflexões de realidades apresentadas pelos próprios bispos, a partir das suas experiências vividas nas dioceses e arquidioceses espalhadas pelo Brasil, e principalmente, no tema central do encontro: “A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora”.
Para o site oficial da CNBB, o Arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin, presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, falou como este tema será aprofundado na Assembleia.
“Constatou-se que por causa da pandemia não foi possível aplicar todas as indicações que as diretrizes traziam. Portanto, decidiu se ampliá-las mais, considerando também o processo do Sínodo dos Bispos 2019–2025. Decidiu-se aprovar novas diretrizes em 2025”, disse.
Dom Leomar, que também preside a Comissão do Tema Central, explica ainda que a partir da escuta foi elaborado um texto mártir que foi enviado aos bispos e será aprovado na 61ª Assembleia da CNBB, como quais são os eixos centrais e como está estruturado o instrumento de trabalho, que os bispos trabalharão durante a Assembleia, e que define o processo de atualização das novas diretrizes de evangelização da Igreja no Brasil a ser aprovado em 2025.
“Trabalharemos em torno da comunidade em torno da Palavra de Deus. O eixo destas dimensões é a iniciação à vida cristã. Incentivar a todos para trabalhar especialmente uma nova iniciação, uma escuta fiel à Palavra de Deus, numa sociedade plural”, disse o bispo.
Confira a explicação do presidente da Comissão do Tema Central
Fonte: CNBB
A revolta da vacina
Revolta da Vacina completou 120 anos em 2024, expondo tensões sociais e políticas no Brasil de 1904. Reflexões ainda ecoam hoje.
Plenária do Dicastério discute IA e educação
Plenária do Dicastério da Cultura e Educação aborda inteligência artificial e ética, com participação do Papa Francisco e especialistas.
A12 lança página de programação de Natal no Santuário
Fique por dentro dos dias e horários das celebrações de Natal e Ano Novo no Santuário Nacional!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.