Em 1981, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua 19ª Assembleia Geral, instituiu agosto como o Mês Vocacional. O objetivo principal era o de conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional.
Leia MaisAs crises da Igreja: veja o novo lançamento da Editora SantuárioEditora Santuário lança livros da coleção Formação para CatequistasA Igreja no Brasil intensificou mais a respeito disso ao estabelecer a 3ª edição do Ano Vocacional, que teve início em novembro de 2022 e finalizou em novembro de 2023, com o tema “Vocação: Graça e Missão”, e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32–33), este período celebra os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à oração e promoção das vocações em todo o Brasil.
É por isso que cada domingo do mês de agosto é dedicado à celebração de uma determinada vocação. No primeiro, celebra-se sacerdócio e os ministérios ordenados; no segundo, o matrimônio junto à semana da Família; no terceiro, a vida consagrada, e por fim, no quarto, a vocação dos Leigos.
A Novena e Festa da Padroeira aqui no Santuário Nacional do último ano também esteve em sintonia com o que a Igreja em nosso país está trabalhando, com o tema “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”, pedindo a intercessão de Nossa Senhora, a mãe de todas as vocações.
Para que possamos entender mais e discernir qual o chamado de Deus para nossas vidas, a Editora Santuário disponibiliza algumas publicações sobre o tema. Confira!
Série Acompanhamento Vocacional
Padre Geraldo de Paula Souza, C.Ss.R. e Ir. Sandra de Souza, ASCJ oferecem nestas três publicações que auxiliam jovens e formadores no processo de discernimento vocacional.
Nos materiais são oferecidos roteiros para encontros de reflexão sobre a vocação em todas as suas dimensões, mostrando as diversas experiências vocacionais que encontramos na Bíblia e também no momento que respondemos ao chamado de Deus.
Padres nas novas comunidades: Vocação, formação e incardinação
As Novas Comunidades constituem uma nova forma para viver a vida cristã. Diante disso, como fazer quando membros escolhem o sacerdócio, visto que esse novo modelo de vida consagrada não se encaixa nos moldes tradicionais? A publicação traz algumas reflexões sobre esse tema, esclarecendo dúvidas e apontando caminhos, ilustrando como já se procede com essa questão.
Casamento hoje: Caminhos para entender, fortalecer e harmonizar o relacionamento conjugal
A proposta do livro é para as famílias que precisam repensar as suas relações. Nossa história emocional e familiar é de extrema complexidade. É muito mais difícil construir uma emoção e também uma família inteligente e saudável do que dirigir uma empresa com milhares de funcionários ou governar uma nação com milhares de pessoas.
A humanidade constitui a base na qual desenvolvemos nosso chamado vocacional. No cotidiano dos seminários e das casas de formação, a dimensão humana acaba, por vezes, sendo reduzida à mediação de conflitos e ao modo como formando e formadores lidam com as expectativas e a realidade da vida. Partindo do chamado primeiro até fidelidade vocacional, este livro visa oferecer aos formadores e formandos temáticas que ajudam a dinamizar a formação humana no processo vocacional, especialmente nos aspectos educativos/formativos.
remove_red_eye Outros títulos como estes, você pode conferir nas lojas físicas da Livraria Santuário na Casa da Mãe em Aparecida (SP), ou no site oficial da Editora Santuário.
Padre Reinaldo Beijamim reflete sobre as vocações
Evangelho ressalta a Sagrada Família como modelo de esperança
No 5º Dia na Oitava de Natal, relembramos a força da Sagrada Família para nos guiar no Ano Santo
Relembre as 12 intenções de oração do Papa para 2024
Neste fim de ano, faça suas orações de acordo com as intenções do Papa
Pela primeira vez, Papa abre Porta Santa em penitenciária
"Abra os corações para a esperança”, exorta o Papa na Penitenciária de Rebbibia, na abertura da segunda Porta Santa.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.