O ITESP — Instituto São Paulo de Estudos Superiores, lançou um novo curso de pós-graduação para integrar sua lista ensino, na área de Teologia Moral.
Para cursar essa pós-graduação não é preciso ter feito faculdade em Teologia; basta ter feito uma graduação em qualquer área. O curso pode ser feito por padres, religiosos, leigos engajados em comunidades e todos que se interessem por uma especialização Ética-Teológica.
Pe. Paulo Carrara C.Ss.R., diretor do ITESP, expressou a expectativa em receber alunos para este novo curso.
“A expectativa é grande porque o Itesp tem mais de 50 anos formando lideres pra Igreja do Brasil e do mundo, padreS, religiosos, religiosas leigos. Para nós, enquanto instituição, é uma alegria muito grande. Podemos dizer que essa Pós vem coroar tantos anos de caminhada”.
O missionário redentorista ainda explicou que a teologia moral aborda a prática da vida cristã, o “agir” cristão.
“É muito interessante a teologia moral, porque ela é uma disciplina da teologia, uma área que está mais voltada para a prática da vida cristã, da dimensão prática, ela se ocupa do agir cristão. Ela estuda as leis, as motivações desde o ponto de vista da revelação cristã, do agir cristão. Santo Afonso estudou muito a consciência moral e, para ele, ela é decisiva. Quando o cristão decide o que vai fazer, decide aquilo que é melhor para sua vida. É quando ele se põe a discernir os caminhos que ele tem que escolher para agir enquanto ser humano, enquanto cristão”.
O Professor Pe. Felipe Sardinha, que atua como Capelão para imigrantes na Suíça, está cursando doutorado em Teologia Moral na Accademia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma-Itália (PUL).
Seu foco de estudo é a ética católica em interação com outras ciências humanas, com o objetivo de oferecer respostas teológicas aos desafios emergentes no atual contexto cultural de transformação.
Pe. Felipe Sardinha irá ministrar no ITESP Instituto São Paulo de Estudos Superiores, as disciplinas “Fundamentos da Bioética Moderna: Qual o valor da vida humana?” e “Moral do Cuidar: Princípios do Cuidado.”
E ele nos explica melhor mais sobre as matérias abordadas no curso:
“Quando a gente pensa em bioética, imediatamente creio que vêm à nossa mente palavras que estão articuladas no senso comum, temas que de fato estão polemizados, seja nas comunidades ou famílias, como a questão do aborto, a qual é absolutamente latente na sociedade brasileira, a eutanásia, ou seja, o antes da vida terrena, e o final como ela se dá, portanto, o cuidado do início ao fim da vida. Mas quando pensamos em bioética, nós fazemos uma articulação teológica com certas situações que fundamentam certas posições do ponto de vista teórico. Por exemplo, quando falamos de vida, dependendo da minha compreensão sobre a vida, e as ideologias. Isso pode influenciar muito o meu parecer em relação à bioética.”
Ele ainda acrescentou que essa pós-graduação não é restrita apenas aos sacerdotes, ela também é aberta para leigos.
“Esta pós-graduação não é restrita apenas a quem tem formação teológica; ela é aberta a todos os profissionais e a todos que querem aprofundar na ética cristã. Porque, de fato, isso nos prepara a colocar em prática em uma Pastoral, no apostolado cotidiano, na vida em família, na vida do trabalho, aquilo que é o ensinamento da Igreja.”
O Missionário Redentorista e superior provincial da Província Nossa Senhora Aparecida, padre Marlos Aurélio, C.Ss.R., explica a importância do conteúdo desse curso no contexto da nossa sociedade.
“Uma contribuição que a Teologia pode nos dar, uma vez que ela é também uma ciência. Então, é um olhar mais aprofundado, mais apurado, mais sistemático a partir dos valores da vida cristã e, sobretudo, pensando nessa conjuntura que a gente vive, porque estamos em uma sociedade em ebulição com várias temáticas, especialmente relacionadas à ética de modo geral. Então, o cristianismo tem seus valores e tem uma leitura da realidade do mundo que pode oferecer e ajudar nesse sentido”.
Ele ainda acrescentou, mencionando Santo Afonso de Ligório, Doutor da Igreja que muito nos ensina.
“Para nós, Missionários Redentoristas, há um valor muito grande, porque somos herdeiros de Santo Afonso, Doutor da Igreja. Aquele que muito contribuiu para compreender como que o ser humano, vivendo a sua vocação divina, pode também trazer uma contribuição para o mundo, vivendo os valores da vida cristã dentro da sociedade, sem se deixar alienar diante das demandas atuais”.
O curso é uma iniciativa da Província Nossa Senhora Aparecida e será realizado através do ITESP, contando com parcerias como a Accademia Alfonsiana e Rede Aparecida de Comunicação. |
O curso terá início no dia 1º de agosto, data em que celebramos a memória de Santo Afonso de Ligório, e o término está previsto para novembro de 2025.
Para mais informações, acesse: itespteologia.com.br/pos-graduacao/teologia-moral ou ligue 11 94544-9988
Papa aos jovens: “Brilhem no céu de Deus, não apenas nas redes sociais”
Na homilia, o Papa alertou sobre o egoísmo que nos priva da verdadeira felicidade, convidando os jovens a viverem com amor e verdade.
Papa: “quem ocupa o ‘trono’ de seus corações?”
"Este é o Reino de Jesus: se há algo pesado na sua alma, peça perdão", relembrou o Papa sobre a misericordiosa disposição de Cristo para perdoar.
Rio Paraíba Sul: fonte de graça e Devoção à Mãe Aparecida
No Dia do Rio, reflita sobre o significado do Rio Paraíba do Sul onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.