Inspirados por Chiara Lubich, jovens de diversas partes do mundo podem se inscrever para participar do Genfest, que acontecerá pela primeira vez no Brasil em 2024.
Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, deixou um legado de amor e união que se reflete no Genfest, Festival Juvenil que será realizado de 19 a 21 de julho, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida.
O evento deve reunir 6 mil jovens na cidade de Aparecida, em julho de 2024. Pelo site oficial www.genfest.org, é possível fazer as inscrições individuais e em grupo para as 1ª, 2ª e 3ª fases do evento. O alojamento para a 2ª e 3ª fases do evento estão com valor promocional até o dia 31 de janeiro.
É a primeira vez que a versão internacional do Genfest, festival cujo objetivo é ser um “grande testemunho da Fraternidade Universal”, acontece na América Latina. O evento é voltado para jovens de 18 a 35 anos e é aberto a jovens de todas as religiões, culturas e condições sociais.
Leia MaisMovimento dos Focolares celebra 80 anos de história
O tema do Genfest 2024 é ‘Juntos para cuidar’, buscando conectar os jovens e incentivá-los a assumir o compromisso de cuidar da vida no planeta. O evento está alinhado com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Os quatro verbos que traduzem os objetivos específicos do festival são ‘Aprender, Conectar, Agir e Celebrar’, e essas propostas serão exploradas nas diferentes fases do festival.
Ivete Gwizana, que mora em Luanda, capital da Angola, falou sobre a expectativa de participar do Genfest em junho, no Brasil.
“Estou muito feliz em participar do Genfest, pois nunca tive a oportunidade de estar neste grande festival. Sou voluntária, e sinto que tenho esse sonho para realizar. Já fui ao Brasil umas 4 vezes, e agora será especial por estar neste grande evento da juventude do Movimento dos Focolares. Para mim vai ser tudo de bom mesmo. Quero muito. Não é só crer, tem também outros porquês, como família, filhos, marido, e trabalho, então tem que deixar tudo bem organizado para poder concretizar este meu grande sonho”.
As inscrições para o Genfest 2024 estão sendo feitas exclusivamente no site oficial do evento. A plataforma permite que os interessados se inscrevam e escolham a fase do evento em que desejam participar. O evento está dividido em três fases distintas, cada uma com sua programação e valores diferentes de inscrição.
Ao se inscrever, o jovem pode escolher se, além da segunda fase, também conhecida como evento central, tem o desejo de participar das demais fases do Genfest.
A 1ª Fase será realizada de 12 a 18 de julho de 2024, em diversas cidades do Brasil e da América Latina Cerca de 600 jovens vão escolher uma das mais de 30 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para realizar trabalhos voluntários e viverem esta imersão na realidade sociocultural latino americana.
A 2ª Fase ocorrerá na cidade de Aparecida, entre os dias 19 e 21 de julho de 2024, e consiste no evento central. Uma grande celebração, com rica e intensa programação. A inscrição nesta fase inclui a entrada no evento e alimentação. Já a hospedagem é opcional, e terão várias opções na hora de fazer a inscrição, podendo ser comprada separadamente.
A 3ª Fase do Genfest também será em Aparecida, de 21 a 24 e julho de 2024, com 2 mil vagas. Os jovens poderão ‘prolongar’ sua rica experiência participando das comunidades “Pathways” que compreenderá momentos de encontro, workshops, oficinas, rodas de conversa e outras atividades, podendo contar ainda com a participação de profissionais renomados em diferentes áreas.
O evento central será transmitido via streaming para mais de 120 países, podendo ser acompanhado por milhares de jovens de todo o mundo. Será um grande festival protagonizado por jovens com muita música, coreografias, relatos de experiências, boas práticas e laboratórios temáticos.
As Organizações da Sociedade Civil são organizações sem fins lucrativos fundamentais para promover mudanças em diversas áreas, como educação, saúde, meio ambiente, direitos humanos, entre outras.
Casa do Menor São Miguel Arcanjo - Nova Iguaçu (RJ) - Fundada pelo padre Renato Chiera, há 30 anos, a Casa do Menor surgiu para combater a violência no Brasil.
Ajuda crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em situação de risco, fornecendo programas de acolhimento e desenvolvimento comunitário, com meta de promover a inclusão e incentivar o protagonismo destas pessoas.
AFAGO - São Paulo Capital - Começou em 1978, quando um grupo de amigos decidiu realizar atividades com crianças da comunidade Favela da Pedreira nos finais de semana, inspirados pela unidade e apelo de Chiara Lubich, idealizadora dos Focolares. Mais tarde, eles propuseram a construção de casas em mutirão para substituir os barracos de madeira, papelão e lata. E no mesmo ano em que Chiara lançou o programa "adoções à distância", em 1993, para ajudar crianças carentes em todo o mundo, a AFAGO foi fundada por voluntários e contratados para ajudar mais de 280 crianças com suporte médico, cursos profissionalizantes, oficinas de esportes e música, visitas domiciliares, e muito mais.
ANSPAZ- Associação Nossa Senhora Rainha da Paz – Itapetininga (SP) – Por meio da vontade de ajudar crianças e jovens que se encontravam pelas ruas de São Paulo, padre Giuseppe Sometti, italiano, acabou cercando-se de voluntários e pessoas dispostas a abraçar a causa dos pequenos. Após diversos acontecimentos, ele conheceu Dona Zica Borba, uma Itapetiningana caridosa que tinha um terreno, e acabou doando para construção de um abrigo para crianças. Assim nasceu em setembro de 1989, a ANSPAZ.
A AFAGO tem proporcionado oficinas, jogos e brincadeiras, passeios, festas cívicas e folclóricas para mais de 3.417 participantes e suas famílias, com o intuito de promover a educação, a cultura e o lazer. Além disso, a organização oferece atividades de iniciação profissional por meio de cursos de informática, rotinas administrativas e beleza (manicure, cabeleireiro, depilação e maquiagem). Mais de 300 crianças e jovens são atendidos diariamente, tendo acesso à diversão, relacionamentos verdadeiros e novas oportunidades de construir uma comunidade melhor
A organização trabalha com crianças, adolescentes e adultos em situação de risco, incluindo toxicodependentes e pessoas que buscam um novo sentido para suas vidas. Eles se dedicam especialmente às crianças, ajudando-as a evitar drogas e outros desvios de personalidade, guiando-as para uma cidadania responsável e ajudando-as a recuperar a própria dignidade e confiança em si mesmos, vivendo a regra de ouro.
O filme biográfico de produção italiana, que retrata os anos de 1943 até 1950, quando Chiara Lubich, uma trentina jovem professora que viveu o horror da Segunda Guerra Mundial, buscou entender o que estava acontecendo ao seu redor.
Até que a moça, confusa por dúvidas e perguntas, se deparou com uma estátua de Nossa Senhora em uma cidade bombardeada, e percebeu que Deus é o único ideal que não desmorona. A partir desse momento, ela decide viver o Evangelho de forma concreta, com a missão de unir a todos.
Evangelho ressalta a Sagrada Família como modelo de esperança
No 5º Dia na Oitava de Natal, relembramos a força da Sagrada Família para nos guiar no Ano Santo
Relembre as 12 intenções de oração do Papa para 2024
Neste fim de ano, faça suas orações de acordo com as intenções do Papa
Pela primeira vez, Papa abre Porta Santa em penitenciária
"Abra os corações para a esperança”, exorta o Papa na Penitenciária de Rebbibia, na abertura da segunda Porta Santa.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.