Este é um conteúdo seriado. O A12 e a Editora Santuário se unem para evangelizar por meio da literatura. Padre Alberto Pasquoto C.Ss.R. lê livros escolhidos a dedo, com “trechos que tocam a alma” de quem lê. |
A santidade é algo misterioso entre Deus e quem se propõe a ter uma vida pautada no Evangelho de Jesus Cristo. A pessoa se torna santa quando toma posse da graça divina, que transforma seu interior, tornando-a íntima de Deus. Segundo São Tomás de Aquino, a graça é “certa amizade com Deus”.
Às vezes, as pessoas têm dificuldades para entender o que é um santo, que, mesmo vivendo na terra entre seus irmãos, já atingiu a plenitude dos bem-aventurados, pois levou a sério o que Jesus ordenou. “Sede, portanto, perfeitos como vosso Pai celeste” (Mt 5, 48).
Um desses exemplos é São Sebastião, mártir que viveu nos primeiros séculos e, mesmo sendo um soldado do exército romano, se entregou ao divulgar o Evangelho utilizando de seu posto para ajudar a todos os cristãos que encontrava.
Leia MaisPor que São Sebastião é padroeiro do Rio de Janeiro?
O santo é celebrado em 20 de janeiro, comemorado em especial no Brasil, pois neste dia o exército português derrotou a invasão francesa no Rio de Janeiro (RJ), por intercessão do Santo, que se tornou padroeiro da cidade.
“São Sebastião é um exemplo de coragem ante os obstáculos da vida e fidelidade mesmo diante das contrariedades e perseguições. É interessante notar o seu empenho em fazer o bem ocultamente, aproveitando todas as circunstâncias para semear alegria, consolo e ânimo para as pessoas próximas, mesmo sabendo que quando fosse descoberto poderia ter complicações. São Sebastião também pode ser reconhecido por sua prontidão em fazer a Vontade de Deus e enorme espírito de serviço, pois após recobrar a saúde ele se volta para os outros e quer continuar fazendo o bem, sem achar que já fez muito na vida e que agora precisa repousar”, diz o Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ).
O santo foi um oficial do Exército do Império Romano, uma força militar predominantemente composta por pagãos, que não seguiam a fé cristã. Apesar disso, ele foi criado em um lar cristão, já que sua mãe era convertida ao Cristianismo. Desde jovem, Sebastião demonstrava um estilo de vida que refletia os valores e princípios da fé cristã.
Por não renegar sua fé em Cristo, ele foi perseguido e condenado, amarrado a uma árvore e alvejado com várias flechas, em um ato de brutalidade que tinha como objetivo apagar seu testemunho cristão.
No entanto, contrariando as expectativas, ele sobreviveu aos ferimentos. Recuperado do ataque, São Sebastião não se escondeu. Ele teve a coragem de ir diretamente ao imperador Diocleciano, confrontando-o e denunciando seus atos de perseguição e injustiça contra os cristãos.
Essa atitude reafirmou sua fé e o colocou como um dos maiores exemplos de coragem e fidelidade no Cristianismo.
Para saber mais do ministério e da vida de santidade, a Editora Santuário e o A12 trazem para você o livro “Vida de São Sebastião: Orações, ladainha e novena”, de Adauto Felisário Munhoz.
Ele ressalta que a publicação apresenta que o santo, mesmo morrendo aos 30 anos de idade, deixou um grande legado de serviço ao Reino de Deus.
“Teve uma vida intensa no seio de uma igreja perseguida e combatida. Gostaria imensamente que mais que a imagem do santo cravejado de flechas, os cristãos pudessem, assim como eu, descobrir a grande pessoa e o grande santo que foi e é São Sebastião, o nosso grande guerreiro e protetor contra o mal”.
Confira um trecho do livro, lido pelo Padre Alberto Pasquoto, C.Ss.R.
Músicas para a celebração do Domingo da Palavra do Senhor
O Domingo da Palavra do Senhor foi instituído pelo Papa Francisco em 2019 e é celebrado no terceiro domingo do Tempo Comum, promovendo a reflexão da Sagrada Escritura.
Catequista: saiba os documentos indispensáveis para sua missão
Listamos os principais documentos essenciais para catequistas e onde acessá-los. Confira!
Papa liga para Gaza após cessar-fogo: “Estavam felizes”
"Disseram que comeram lentilhas com frango, algo que não podiam fazer há tempos", celebrou o Pontífice diante do cessar-fogo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.