A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) completou sete décadas de história em fevereiro deste ano, sendo uma organização de pleno direito canônico que congrega as ordens, congregações e institutos de vida religiosa consagrada. A entidade desempenha um papel fundamental na vida da Igreja e na sociedade brasileira, atuando nas mais diversas frentes de trabalho pastoral e social.
E como o maior evento deste ano jubilar, e também em sintonia com a intenção de oração do Papa Francisco para o mês de maio (pelo crescimento das vocações religiosas), a instituição realiza um Congresso celebrativo dos seus 70 anos, que ocorrerá em Fortaleza (CE), a partir desta quinta-feira (30) até o próximo domingo (2 de junho).
Na página oficial, você poderá ver detalhes como a programação, as últimas notícias e assistir partes do evento. O tema escolhido para o Congresso é “CRB 70 Anos: Memória, Mística, Profecia e Esperança”, com o lema “Permanecei no meu Amor” (Jo 15,9).
Esse evento será um momento de celebração e reflexão sobre a trajetória da Conferência ao longo dos anos, bem como sobre os desafios e perspectivas para o futuro.
“Estamos com o coração pleno de alegria e de gratidão pelo caminho percorrido e por tudo o que o Senhor vai continuar construindo em nossa vida, nossa história e na Conferência.
Existe muito entusiasmo nessa preparação, com cerca de 750 pessoas convidadas e já assumindo a participação neste belíssimo evento. Precisamos sempre evocar a memória agradecida que nos acompanha nesse jubileu, renovar a mística que nos faz caminhar sempre no cotidiano da nossa história.
Somos chamados a fortalecer a profecia, renovar o compromisso em ser uma Igreja em saída, sinodal, profética e fiel ao Seu fundador, Nosso Senhor Jesus, como discípulos e discípulas missionários deste projeto lindo de vida e santidade.
E com certeza, vamos dar novo significado a nossa esperança, recolhendo nosso passado, iluminar o presente e ter um olhar para o horizonte, o futuro que estamos construindo, para entregar às novas gerações esse caminho tão bonito de discipulado, sinodalidade, missionariedade e a vida centralizada em Jesus, o que dá sentido a nossas lutas e buscas!”, disse a Ir. Eliane Cordeiro de Souza, Mercedária da Caridade e atual presidente da Conferência.
A cada dia, uma parte do tema será abordada. Na abertura do evento, como exercício de fé na quinta-feira do Corpus Christi, cada regional da CRB irá participar elaborando a arte de um tapete com detalhes de suas realidades locais. Além disso, neste primeiro dia acontecem reflexões sobre a memória histórica e eclesial da CRB, com um painel composto por ex-presidentes da entidade e uma palestra descrevendo estas décadas de missão no Brasil.
Na sexta-feira (31), no Santuário São Francisco das Chagas, em Canindé (CE), será feita uma caminhada com elementos da Mística que anima a vida religiosa consagrada. No sábado (1º de junho), a temática das reflexões aborda a profecia, com o início das salas temáticas que os participantes escolheram no momento da inscrição. O encerramento do Congresso celebrativo da CRB terá o foco na esperança, tanto na economia integral, a contínua transformação nas congregações e também sobre a juventude.
“Celebrar 70 anos é resgatar uma história de amor, é resgatar uma história de compromisso, é resgatar uma história de fidelidade a Deus, à vida religiosa consagrada, a cada irmã e irmão que se propõe a reescrever essa história da CRB no tempo que se chama hoje, nos lugares onde nos fazemos presença junto ao povo, especialmente os mais pobres.
Celebrar 70 anos é poder hoje experimentar o 'vinho melhor'. 70 anos, bodas de vinho, é poder celebrar com alegria. Nessa grande ciranda da vida religiosa consagrada no Brasil, podemos dizer assim, o vinho melhor foi guardado. E que esse vinho melhor seja experimentado por todos nós. E mais do que experimentado, saboreado por todos nós”, disse a Ir. Silvânia Aparecida, integrante da Diretoria da CRB Nacional.
A missão da CRB abraça diversos propósitos, incluindo o fomento da comunhão entre os membros dos diferentes Institutos Religiosos, a coordenação de iniciativas para construção de alianças intercongregacionais na formação e missão, e a promoção da inclusão social em meios populares em situação de vulnerabilidade, entre outros objetivos de defesa e proteção da vida por meio de seu profetismo.
Atualmente, a CRB Nacional conta com 20 regionais sediadas nas principais capitais do país, desempenhando um papel fundamental na dinamização da vida religiosa. Com um impressionante número de religiosos e religiosas dedicados à missão consagrada em diversas áreas de atuação, a CRB Nacional conta com um cadastro de 24.915 religiosos perpétuos e 1.757 com votos religiosos temporários, demonstrando um compromisso sólido com sua vocação e missão.
Bênção da Manhã reflete a missão dos consagrados na Igreja Católica
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.