Leia MaisRomaria das Comunidades Negras no Santuário rechaça o racismo dos dias atuais
O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, teve sua iluminação desligada às 18h da última segunda-feira (22), em ato de solidariedade ao jogador brasileiro Vinicius Junior, vítima de racismo na Espanha.
A ação foi realizada pelo Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, que divulgou uma nota em que repudia os ataques racistas sofridos pelo jogador.
“O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor repudia os ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinícius Júnior nesse domingo, 21 de maio, durante jogo entre Real Madrid e Valencia. Por isso, nesta segunda-feira, das 18h às 19h, o monumento ao Cristo Redentor está com a iluminação desligada como símbolo da luta coletiva contra o racismo e em solidariedade ao jogador e a todos os que sofrem preconceito no mundo inteiro”, informou o perfil do Santuário no Instagram.
O jogador, através de suas redes sociais, agradeceu o apoio.
Com a imagem do Cristo Redentor apagado, o jogador reiterou a gratidão pelas inúmeras manifestações de solidariedade que recebeu e deixou nova mensagem de força na luta contra o preconceito.
“Preto e imponente. O Cristo Redentor ficou assim há pouco. Uma ação de solidariedade que me emociona. Mas quero, sobretudo, inspirar e trazer mais luz à nossa luta. Agradeço demais toda a corrente de carinho e apoio que recebi nos últimos meses. Tanto no Brasil quanto mundo afora. Sei exatamente quem é quem. Contem comigo porque os bons são maioria e não vou desistir”, escreveu Vini Jr.
A ação de protesto e solidariedade foi uma iniciativa do Núcleo de Esporte e Fé do Santuário, da Confederação Brasileira de Futebol e do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.
A iluminação do Cristo ficou apagada até as 19h. O reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Padre Omar, lembrou: “Somos todos criados à imagem e semelhança de Deus” (Gn 1,26-27).
O Papa Francisco e o racismo
O Santo Padre, Papa Francisco, repudia o racismo em todas as suas esferas. Em 2020, por ocasião do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, o Pontífice, através do seu Twitter, enfatizou que o racismo renova a vergonha nas pessoas.
“O racismo é um vírus que se transforma facilmente e, em vez de desaparecer, se esconde, mas está sempre à espreita. As manifestações de racismo renovam em nós a vergonha, demonstrando que os progressos da sociedade não estão assegurados de uma vez por todas", escreveu o Papa na ocasião.
Ainda em 2020, Francisco falou dos protestos nos Estados Unidos depois do assassinato de George Floyd e confirmou, na ocasião, que acompanhou com grande preocupação o racismo no caso.
Na Audiência Geral daquele 03 de junho de 202, o Papa falou sobre a situação:
“Queridos amigos, não podemos tolerar nem fechar os olhos para qualquer tipo de racismo ou de exclusão e pretender defender a sacralidade de cada vida humana. Ao mesmo tempo, devemos reconhecer que a violência das últimas noites é autodestrutiva e autolesionista. Nada se ganha com a violência e muito se perde”, disse o Papa na ocasião.
Os ataques racistas na Espanha
Durante a partida do Real Madrid contra o Valencia, Vini Jr. foi alvo de vários ataques racistas por parte da torcida do Valencia. O jogo teve que ser paralisado por cerca de nove minutos e só foi retomado depois de conversas do árbitro Ricardo de Burgos Bengoechea com Vini e com Carlo Ancelotti, treinador merengue.
No fim do jogo, o brasileiro foi expulso da partida após se envolver em uma confusão com um jogador adversário e reclamar dos insultos que vinha sofrendo.
Desconstruindo o medo: como a vulnerabilidade nos fortalece
A obra "Vulnerabilidade" de René Dentiz, nos convida à coragem e à transformação pessoal, abordando temas mais evidentes até os mais desafiadores.
A12 completa 15 Anos: veja onde chegamos!
O A12 celebra 15 anos de impacto digital, unindo fé, conteúdo de qualidade e tecnologia para milhares de pessoas.
Músicas para a celebração do Domingo da Palavra do Senhor
O Domingo da Palavra do Senhor foi instituído pelo Papa Francisco em 2019 e é celebrado no terceiro domingo do Tempo Comum, promovendo a reflexão da Sagrada Escritura.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.