Na quarta-feira (28) a nova Capela de Adoração do Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ) recebeu o nome de “Laudato Si”.
Leia MaisSantuários de Frei Galvão e Cristo Redentor iniciam nova fase da geminaçãoAparecida e Cristo Redentor integram iniciativa do turismo religioso A cerimônia de inauguração teve início com a Santa Missa, e, logo após, houve a Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento, presidida pelo biólogo e vigário episcopal para o Meio Ambiente e a Sustentabilidade, Padre Josafá Carlos de Siqueira, SJ e com a presença do reitor do Santuário, Padre Omar Raposo.
O nome da capela se refere à segunda Encíclica do Papa Francisco, que discorre sobre o cuidado com a Casa Comum, ou seja, o planeta Terra. O Santo Padre expõe a preocupação da Igreja com o consumismo e o desenvolvimento irresponsável, fazendo um apelo para o combate à degradação ambiental e as mudanças climáticas. Ao mesmo tempo, “Laudato Si’” são as primeiras palavras do Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis.
Mais de 100 mil pessoas estiveram aos pés do Cristo para pedir bênçãos e agradecer graças alcançadas. Vigílias, missas e Bênçãos são realizadas diariamente no local por paróquias, grupos e movimentos da Arquidiocese do Rio de Janeiro e de outros estados.
Ao final da celebração, o monumento foi iluminado em verde pelo Aniversário do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A autarquia foi criada no dia 28 de agosto de 2007, pela Lei n.º 11.516/07, é vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e tem a responsabilidade de gerir, proteger, monitorar e fiscalizar as 340 Unidades de Conservação Federais existentes em todo o país.
“A inauguração da Capela de Adoração é um gesto simbólico que mostra a importância da tríplice relação entre Deus, a natureza e os seres humanos, que está presente na encíclica do Papa Francisco ‘Laudato Si’. A capela cumpre a missão de integrar a fé, o meio ambiente e a sociedade”, destaca padre Josafá.
História do monumento
Situado no Morro do Corcovado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o Cristo Redentor representa Jesus Cristo de braços abertos, com toda a sua história e significado, uma das mais marcantes foi dita pelo Papa São João Paulo II, de acordo com suas palavras este é um “símbolo do amor, apelo à reconciliação e convite à fraternidade”.
Mundialmente reconhecido, o Cristo atrai diariamente cerca de 5 mil turistas. Esta gigante imagem representando Jesus se tornou um dos maiores cartões postais do Brasil e do Rio de Janeiro. Símbolo do cristianismo no Brasil, em 2006, o Cristo Redentor se transformou em um santuário católico, no ano seguinte, em 2007, o monumento foi eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno.
A estátua foi idealizada em meados do século XIX, quando o padre Pierre-Marie Boss exercia suas atividades em uma igreja com vista para o Morro do Corcovado. A ideia de erguer um monumento religioso foi resgatada em 1888 pela princesa Isabel.
Inaugurado em 12 de outubro de 1931, o Cristo Redentor tem 38 metros de altura (equivalente a um edifício de 13 andares), possui 30 metros de corpo e 8 metros de pedestal. Cada braço tem uma área de 88 metros quadrados, e o pé mede 1,35 metro. A cabeça sozinha pesa 30 toneladas.
O A12 esteve no Cristo Redentor em 2023, confira!
Fonte: Santuário Cristo Redentor
Nossa Senhora e os santos fazem milagres?
Os milagres são sinais do poder e bondade de Deus, intervenções extraordinárias que não podem ser explicadas pelas leis da natureza, mostrando que Deus está presente no mundo.
A queda da monarquia no Brasil e a instauração do regime republicano
Conheça os acontecimentos que levaram à queda da monarquia no Brasil e à proclamação da República em 1889, marcando uma nova era política.
Somos “servos inúteis”?
A expressão "servos inúteis" significa reconhecer, acima de tudo, que somos dependentes de Deus e de seu agir. Leia mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.