Neste dia 12 de agosto recordamos o falecimento de Padre Léon Dehon, fundador da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus – Dehonianos, e damos início ao ano do centenário de sua morte. Padre Dehon, nascido em 14 de março de 1843, na França, e falecido em 1925, deixou uma marca profunda na Igreja, especialmente na promoção da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus e na atuação social.
Para marcar a abertura deste evento significativo, a Faculdade Dehoniana, em Taubaté/SP, convidou o Pe. Victor de Oliveira Barbosa, scj, Coordenador do Centro de Estudos Dehonianos, para gravar um vídeo que destaca a importância desta data.
Pe. Victor ressaltou que os 99 anos da morte de Padre Dehon não são apenas um momento de lembrança, mas também o início de uma preparação especial para a celebração do centenário de sua morte, no próximo ano. Segundo Pe. Victor, esta é uma oportunidade para a família dehoniana revisitar a vida e as obras de Padre Dehon e reencontrar inspiração em seu legado.
O carisma de Padre Dehon, conforme explicado por Pe. Victor, está enraizado no propósito de aproximar as pessoas do coração de Deus e de promover uma visão integral da pessoa humana. Esse carisma se reflete tanto na dimensão espiritual quanto na promoção do ser humano em todas as suas dimensões, incluindo a questão social e a educação. É esse legado que inspira também a própria missão atual da Faculdade Dehoniana.
Para completar a celebração, uma exposição de fotos e frases foi organizada em toda a faculdade, proporcionando aos alunos e visitantes a oportunidade de refletir sobre o legado e os ensinamentos de Padre Dehon.
A Congregação dos Dehonianos, fundada por Padre Dehon em 1878, continua sua missão de transformar a sociedade através do amor e da justiça, inspirados pelo Sagrado Coração de Jesus. Hoje, os Dehonianos estão presentes em mais de 40 países, incluindo o Brasil, onde realizam diversas obras pastorais, educativas e sociais.
Ao iniciarmos o ano do centenário de sua morte, somos convidados a redescobrir a atualidade do legado de Padre Dehon e a viver plenamente a missão que ele nos deixou. Como ele mesmo dizia: “Deus não sabe o que fazer com as nossas obras se nelas não estiver também o nosso coração”. Que o exemplo de Padre Dehon inspire todos nós a viver uma fé ativa e comprometida com a transformação da sociedade.
Venerável Padre Dehon, rogai por nós!
FACULDADE DEHONIANA Endereço: Av. Francisco Barreto Leme, 550 - Vila São Geraldo, Taubaté - SP |
O que é a Penitenciária Apostólica?
Aos que buscam a reconciliação e as indulgências, saiba que existe um dicastério na Igreja que seu trabalho atua no cuidado da consciência dos fiéis dentro da Igreja.
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.