Notícias

Dia da árvore: Cuidar da Casa Comum é um compromisso de todos

Escrito por Laís Silva

21 SET 2023 - 07H00 (Atualizada em 21 SET 2023 - 08H05)

Shutterstock / Smileus

Hoje (21), celebramos no Brasil o Dia da Árvore, uma data que busca conscientizar sobre a preservação das árvores e das florestas, buscando promover a criação de ações efetivas e hábitos que ajudam na preservação do meio ambiente.

De acordo com os dados do Relatório Anual de Desmatamento (RAD2022) produzido pelo MapBiomas, a área desmatada no Brasil corresponde a 2,05 milhões de hectares. Leia MaisSaiba como as ações da Igreja ajudam a preservar o meio ambiente Como os papas lidaram com a questão do meio ambiente?

Esses dados apresentam que este é um problema urgente a ser resolvido, é uma preocupação de todos. É notável que grandes empresas e a prática do garimpo representam uma grande parte desses problemas, mas é válido lembrar que, se cada um fizer sua parte, podemos contribuir para uma melhora nesse trabalho conjunto de preservação.

Algumas ações simples podem fazer parte da ação de cada um: denunciar queimadas ilegais, não jogar lixo nas ruas, economizar água, plantar uma árvore... tudo isso faz parte de ações que estão ao nosso alcance para ajudar na preservação do meio ambiente.

A plantação de mudas de árvores é uma ação e muito eficaz na ação de reflorestamento do país. Confira alguns benefícios de plantar uma árvore:

  • Melhora a qualidade do ar;
  • Evitam a erosão do solo;
  • Auxiliam na redução da temperatura;
  • Proporcionam sombra; 
  • Servem de moradia para pássaros;
  • Árvores frutíferas são fonte de alimentação para humanos e animais;
  • Melhoram a umidade do ar em dias secos;
  • Embelezam os locais.

Laudato Si’: Responsabilidade da Igreja em cuidar da Casa Comum

A Igreja também tem sua preocupação e seu comprometimento em cuidar do meio ambiente, com ações em comunidades, paróquias e Dioceses.

O Papa Francisco reforçou esse comprometimento com o cuidado com o meio ambiente logo quando assumiu seu pontificado, pois escreveu uma Carta Encíclica chamada Laudato Si’, pedindo o compromisso de todos os cristãos de cuidar da Casa Comum, ou seja, do local onde vivemos.

O pontífice reforçou que a Terra implora por cuidados e que não podemos nos isentar da responsabilidade de cuidar dela.

“Esta irmã clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou. Crescemos a pensar que éramos seus proprietários e dominadores, autorizados a saqueá-la. A violência, que está no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos. Por isso, entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada, que geme e sofre as dores do parto”.

Santuário Nacional e o cuidado com a Casa Comum

O Santuário Nacional é repleto de natureza o que deixa o local ainda mais belo, mas toda essa beleza exige a responsabilidade de, além de deixar bonito, promover resultados positivos para o meio ambiente.

Esse cuidado torna a Casa da Mãe Aparecida um santuário ecológico, que segue o pedido do Santo Padre, na Laudato Si', para que cuidemos da Casa Comum.

Em celebração ao mês de junho, o Portal A12 conversou neste ano com Ana Luísa, gerente de infraestrutura e conservação do Santuário Nacional, que explicou todas as ações realizadas na Casa da Mãe.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...