No Brasil, no dia 15 de outubro é celebrado o Dia do Professor, dia do profissional que tem um dos trabalhos mais bonitos do mundo, que é ensinar e tornar todas as outras profissões possíveis.Leia MaisOs caminhos da educação no cotidiano e na escola católica
Educar é um ato de coragem e amor, ainda mais na atualidade, diante de problemas sociais e após uma pandemia que atrapalhou o desenvolvimento das crianças e adolescentes, principalmente os de baixa renda.
É preciso conscientizar a sociedade que é necessária uma união de todos para fortalecer a educação. Diversas instituições, grupos e associações já atuam para garantir direito de educação a todos, e uma rede de ajuda para garantir que crianças e adolescentes consigam cumprir seu dever e principalmente seu direito, que é estudar.
A Igreja também faz o seu papel, o trabalho de dioceses e pastorais fazem toda a diferença na vida de muitas pessoas. Em 15 de outubro de 2020, o Papa Francisco deu um passo importante em seu Pontificado, levantando a bandeira da educação e abrindo diálogo para firmar compromissos entre instituições, igreja e sociedade, lançando oficialmente o Pacto Educativo Global.
O pacto é um documento que apresenta alguns compromissos e diretrizes para chegar ao objetivo de valorização da educação no mundo.
1 - Colocar a pessoa no centro de cada processo educativo;
2 - Ouvir a voz das crianças, adolescentes e jovens a quem transmitimos valores e conhecimentos;
3 - Favorecer a plena participação das meninas e adolescentes na instrução;
4 - Ver na família o primeiro e indispensável sujeito educador;
5 - Educar e educarmo-nos para o acolhimento, abrindo-nos aos mais vulneráveis e marginalizados;
6 - Encontrar outras formas de compreender a economia, a política, o crescimento e o progresso, na perspectiva de uma ecologia integral;
7 - Guardar e cultivar a nossa Casa Comum, protegendo-a da exploração dos seus recursos, adotando estilos de vida mais sóbrios e apostando na utilização exclusiva de energias renováveis.
Nesta data, celebramos a vida e o dom de cada professor, mas o mais importante é valorizar estes profissionais, porque para garantirmos um mundo melhor, e bons futuros profissionais, é necessário cuidar e valorizar a educação no presente.
Ativismo ou vandalismo? A manifestação e os gestos de jesus
Uma reflexão sobre a diferença entre ativismo e vandalismo, defendendo manifestações pacíficas e éticas como caminho para mudanças reais na sociedade.
Peça a intercessão do Beato Redentorista Pedro Donders
Tenha em mãos o novenário pedindo as graças de Deus pelo ministério do beato redentorista
Papa: "combate ao abuso infantil é urgente"
Pela segunda semana seguida na Audiência Geral, Santo Padre faz menção às crianças que sofrem com abusos
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.