Notícias

Momentos em que o Papa Francisco falou sobre a pena de morte

No mundo, mais de 50 países realizam essa prática condenada pela Igreja

Escrito por Lais Silva

10 OUT 2022 - 15H05 (Atualizada em 26 AGO 2024 - 16H31)

Vatican Media


Leia MaisRede Mundial de Oração do Papa: reze pelo fim da pena de morteA pena de morte é a execução legal de um indivíduo como punição por um crime considerado grave, geralmente homicídio ou traição. Os tipos de torturas que atentam contra a humanidade não seguem os princípios dos cristãos, principalmente a pena de morte, que vai contra o quinto mandamento, “Não matarás”. No mundo, mais 50 países realizam esse tipo de ação.

Papa Francisco já falou sobre esse tema e enfatizou o posicionamento da Igreja contra a pena de morte. Recentemente, o Papa Francisco escreveu o prefácio de um livro sobre o assunto e reforçou que a pena de morte não faz justiça, é um veneno para a sociedade.

“Como já reiterei várias vezes, a pena de morte não é de forma alguma a solução para a violência que pode afetar pessoas inocentes. As execuções capitais, longe do fazer justiça, alimentam um sentimento de vingança que se transforma num veneno perigoso para o corpo das nossas sociedades civis. Os Estados devem preocupar-se em permitir aos prisioneiros a oportunidade de mudarem realmente de vida, em vez de investirem dinheiro e recursos na sua supressão, como se fossem seres humanos que já não são dignos de viver e que devem ser eliminados.

Em 10 de outubro de 2023, em decorrência do 21º dia mundial contra a pena de morte, o Pontífice se manifestou no X (antigo Twitter) sobre o assunto:

Em setembro de 2022, a Rede Mundial de Orações do Papa abordou o tema e pediu orações pela abolição da pena de morte, com o intuito de sensibilizar as pessoas.

“Do ponto de vista jurídico, a pena de morte já não é necessária. A sociedade pode reprimir eficazmente o crime sem privar definitivamente o infrator da possibilidade de redimir-se. Sempre, em toda a condenação, deve haver uma janela de esperança. A pena de morte não oferece justiça à vítima, mas encoraja a vingança. E impede qualquer possibilidade de se desfazer um possível erro judicial”.

De acordo com o Vatican News, os últimos Papas já haviam se posicionado contra a pena de morte e Francisco trabalha ainda mais em relação a isso.

“De João Paulo II a Bento XVI, os Pontífices pronunciaram-se fortemente contra o uso da pena de morte pelos governos nas últimas décadas. O Papa Francisco foi mais longe ao aprovar, em 2018, um novo parágrafo do Catecismo condenando claramente a pena de morte e expressando o compromisso da Igreja na sua total abolição”.

Francisco inclusive já pediu a população para que se mobilize na abolição desta prática e diz que isso é “inadmissível” à luz do Evangelho.

“Peço a todas as pessoas de boa vontade que se mobilizem para obter a abolição da pena de morte em todo o mundo. Oremos para que a pena de morte, que ataca a inviolabilidade e a dignidade da pessoa, seja abolida na legislação de todos os países do mundo”.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...