Notícias

Dia Mundial dos Avós: Dicas de como se preparar para participar desta data

“A visita aos idosos abandonados é uma obra de misericórdia do nosso tempo”.

Escrito por Lais Silva

15 JUL 2022 - 16H30 (Atualizada em 17 JUL 2022 - 09H49)

Jcomp / Freepik

O Papa Francisco divulgou uma mensagem no inicio do ano, sobre o II Dia dos Avós e Idosos, que será celebrado no dia 24 de julho. Na mensagem, ele diz que “até na velhice continuarão a dar frutos”, lembrando a população sobre os cuidados e a atenção que os idosos merecem.Leia MaisCNBB motiva a participação para o II Dia Mundial dos Avós e IdososDia Mundial dos Avós: Papa convida paróquias a visitarem idosos sozinhosPapa divulga o tema do 2º Dia Mundial dos Avós: “Dão frutos mesmo na velhice”

Francisco falou que a velhice é uma estação que não é fácil de entender, e alertou que "as sociedades mais desenvolvidas gastam muito para esta idade da vida, mas não ajudam a interpretá-la: proporcionam planos de assistência, mas não projetos de existência".

O Pontífice reforçou que, com o tempo, descobriremos que envelhecer vai além do corpo e a mente:

"Confiando no Senhor, descobriremos que envelhecer não é apenas a deterioração natural do corpo ou a passagem inevitável do tempo, mas também o dom de uma vida longa".

Em sua mensagem, Francisco finaliza com um pedido para que as paróquias e comunidades realizem atividades para visitar idosos abandonados em casa ou em asilos:

"Que ninguém viva este dia na solidão. Ter alguém para cuidar pode mudar a orientação dos dias de quem já não espera nada de bom do futuro; e dum primeiro encontro pode nascer uma nova amizade. A visita aos idosos abandonados é uma obra de misericórdia do nosso tempo".

Com a proximidade da data, instituições lembram a população sobre a participação no Dia Mundial dos Avós e Idosos, dando orientações para que as visitas aos idosos realmente aconteçam:

O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, enviou uma carta a todos os bispos e arcebispos do país, solicitando o empenho na promoção das celebrações e das iniciativas pastorais voltadas aos idosos:

“Decidimos enviar a todas as Dioceses esse pedido, para que se dê ampla divulgação e visibilidade à Jornada. E mais, agora é o pedido do próprio Papa Francisco, para que façamos chegar a todas as paróquias e comunidades a sua mensagem. É importante pedir que, nas paróquias, pastorais e movimentos, seja realizada alguma atividade para marcar a solidariedade e proximidade com os idosos”.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida deu indicações de como participar do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Entre as dicas estão participar da celebração da missa ou visitar os idosos que vivem sozinhos. O próprio Dicastério divulgou um material on-line com divulgações.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...