No sexto Dia Oracional Mariano do ano, os devotos de Nossa Senhora Aparecida foram convidados a orar e refletir sobre o amor que Deus tem pelo seu povo nas suas três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. A celebração foi presidida pelo reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., e animada pelo padre Mauro Vilela, C.Ss.R.
Leia MaisComo assim, 3 em 1? Entenda mais sobre o Espírito Santo e a Santíssima TrindadeEspírito Santo: amor, verdade e luz da humanidadeNa Santa Missa das 18h deste domingo, 12 de junho, também foi realizado o envio de mais seis capelas missionárias do projeto Aparecida pelo Brasil, onde representantes da Família dos Devotos realizam missões em suas comunidades paroquiais em todo o país.
Santíssima Trindade
O reitor do Santuário Nacional, em sua homilia, nos ensina que nosso Deus não é uma charada ou um enigma.
Padre Catalfo também citou o significado desse Deus que se revela a nós em três pessoas.
“A Solenidade de hoje nos ensina que a Santíssima Trindade significa o Deus que nos criou, o Deus que nos salva. O que nós temos na Sagrada Escritura, sobretudo no Antigo Testamento, são representações daquilo que depois Jesus mostra no Evangelho quando Ele diz: ‘Eu e o Pai somos um’ (Jo 10, 30)”, ensina.
Na conclusão da homilia, o missionário redentorista relata sobre a unidade entre as três pessoas que formam um Deus de amor.
“O Evangelho de hoje nos mostra que entre Deus Pai, Deus Filho e Deus Espirito Santo não há divisão, nem discórdia e não há concorrência. É o único Deus em três pessoas que expressam o mesmo amor criador, o mesmo amor que é capaz de nos santificar, de inspirar em nossos corações bons propósitos. É a força de Deus que assume a nossa natureza, nossa condição humana. Essa é a maior beleza do cristianismo, não tenho dúvida disso: a Encarnação do filho de Deus é a mais bela expressão do amor que Deus tem por nós. O mesmo Deus que criou o mundo e o ser humano é capaz de assumir a nossa condição, a nossa fragilidade, os nossos sonhos, mas também a esperança!”, concluiu o Sacerdote.
Durante a celebração do Dia Oracional também foi lida a carta do Santuário Nacional em apoio à data contra o trabalho infantil, por Adhemar Prisco da Cunha Neto, juiz do trabalho e coordenador do Juizado Especial da Infância e Adolescência no Vale do Paraíba. O documento na íntegra você pode ler aqui.
1/8
A revolta da vacina
Revolta da Vacina completou 120 anos em 2024, expondo tensões sociais e políticas no Brasil de 1904. Reflexões ainda ecoam hoje.
Plenária do Dicastério discute IA e educação
Plenária do Dicastério da Cultura e Educação aborda inteligência artificial e ética, com participação do Papa Francisco e especialistas.
A12 lança página de programação de Natal no Santuário
Fique por dentro dos dias e horários das celebrações de Natal e Ano Novo no Santuário Nacional!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.