Quem trabalha com Igreja ou na Igreja, precisa sempre ter uma comunicação inovadora. Jesus soube nos dar esse exemplo, e nós temos seguido os seus passos desde então.
Leia MaisDicas de especialistas para inovar e tornar a sua paróquia mais digitalNa avaliação de Padre Pedro Cunha, inovar é importante no que diz respeito à capacidade de nos fazer entender. “Inovar não é deixar para traz os conceitos importantes e achar novos, não. É nos tornarmos capazes de levar adiante o tesouro perene de nossa fé, de um modo que as pessoas de cada tempo possam recebe-lo e vivenciá-lo”, afirma.
Na pandemia, nota-se um grande exemplo nesta dimensão, porque todo o mundo foi ajudado pelo digital. Quando as missas foram suspensas, foi a transmissão das celebrações que deu continuidade à missão da Igreja para que o povo de Deus pudesse continuar se alimentando do pão da Palavra e da comunhão espiritual da Eucaristia. “O Digital manteve as pessoas próximas e ajudou cada cristão preservar a sua fé”, reforça Padre Pedro.
Segundo a especialista em comunicação digital Helena Ferrari, o importante é sempre buscar profissionalizar, mesmo sendo um trabalho voluntário, para não prejudicar a imagem e a reputação construída pelo local antes da chegada do digital. “A adaptação para o digital é muito necessária e com certeza ajuda muitos a continuar no caminho de fé sem o sentimento de completa solidão”, pontua.
Para o professor e especialista em Marketing Digital Raphael Falcão, nunca se produziu e se consumiu tanta informação no mundo. O digital trouxe uma sensação de proximidade, o mundo literalmente se transformou em uma aldeia global. Isso também vem mudando a forma dos fiéis se relacionarem com a Igreja. “O movimento com lives, vídeos, imagens e pregações nas redes sociais fez com que a igreja expandisse a sua mensagem para lugares remotos e pessoas que até então tinham dificuldades logísticas de irem a igreja. Padres, como por exemplo o Padre Fábio de Melo, construíram uma audiência forte nos canais digitais e conseguem levar a palavra de Deus para os mais diversos públicos”, exemplifica.
De acordo com Falcão, a tendência é que com o 5G e novas tecnologias que estão por vir como a realidade virtual, mais pessoas consumam o conteúdo digital na internet. “É preciso que o pregador tenha um linguajar mais dinâmico. O conteúdo deve ser mais leve, trazer assuntos do momento e interligando com a Palavra de Deus”.
A recomendação do especialista é que fortemente a Igreja inove na sua forma de comunicar. “É necessário que a paróquia tenha um site, um podcast, Instagram, YouTube e outros canais digitais, como o próprio TikTok. Isso fará com que se consiga atingir novos públicos, ampliando a sua atuação. Ter alguém responsável pela comunicação ou um departamento de marketing fará toda a diferença”.
7 agendas de Aparecida para te acompanhar em 2025!
Leve um pedacinho do Santuário Nacional e a Mãe aAparecida em seus planejamentos, sonhos e organizações!
Das raízes a Belém: a história por trás da Genealogia de Jesus
O Padre Inácio de Medeiros, C.Ss.R., explica a importância da genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus e seu cumprimento das profecias messiânicas.
Papa faz a abertura da Porta Santa no Vaticano
"Com Cristo, a esperança nunca desilude", afirmou o Papa na abertura da Porta Santa e do Jubileu 2025.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.