Notícias

Diocese de Jaú é criada pelo Papa Francisco, com Dom Francisco Carlos da Silva como bispo

A nova diocese abrange 15 cidades em São Paulo e conta com uma população de 434.783 pessoas

Escrito por Rhanna Felicio

26 JUN 2024 - 11H12 (Atualizada em 26 JUN 2024 - 11H50)

CNBB

A Nunciatura Apostólica no Brasil anunciou que o Papa Francisco criou uma nova diocese no Brasil, elevando o total para 280, com 220 dioceses.

Neste dia 26 de junho, foi criada a diocese de Jaú, em São Paulo, a partir da Diocese de São Carlos.

Dom Francisco Carlos da Silva, até então Bispo de Lins (SP), foi escolhido como o primeiro Bispo de Jaú. A nova Diocese abrange 15 cidades: Jaú, Brotas, Dois Córregos, Torrinha, Mineiros do Tietê, Barra Bonita, Itapuí, Bocaina, Bariri, Itajú, Ibitinga, Nova Europa, Tabatinga, Borborema e Itápolis. A área total é de 6.018 km² e a população é de 434.783 pessoas, conforme informações da diocese de São Carlos.

Leia MaisEm mais uma iniciativa de apoio à Ucrânia, Papa Francisco faz nova doaçãoMorre aos 85 anos o padre confessor do Papa Francisco“Jesus nos faz corajosos”, exclama Papa Francisco

O primeiro Bispo de Jaú

Dom Francisco Carlos da Silva nasceu em 30 de setembro de 1955 em Tabatinga, na Diocese de São Carlos, São Paulo. Ele estudou Filosofia no Seminário de São Carlos e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi ordenado sacerdote em 11 de dezembro de 1982, na Diocese de São Carlos. Trabalhou como vigário paroquial em Itápolis (SP), administrador e depois pároco em Itaju (SP), e pároco em Borborema (SP).

Também foi responsável pela Pastoral Juvenil, coordenador de Pastoral da Região IV e da Diocese, vigário geral, vigário episcopal para a Região IV, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores, cônego da Catedral e presidente do Capítulo Diocesano, administrador diocesano, diretor do Arquivo Diocesano e membro da Comissão do Patrimônio Cultural da Diocese.

Em 19 de setembro de 2007, foi nomeado Bispo de Ituiutaba (MG) e recebeu a ordenação episcopal em 22 de novembro. Em 30 de setembro de 2015, foi transferido para a Diocese de Lins.

Rezemos para a Padroeira de Jaú (SP), Nossa Senhora do Patrocínio, para a sua nova missão!

Fonte: Vatican News/CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rhanna Felicio, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...