O Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (CELAM) tem uma nova presidência para o quadriênio 2023-2027.
Reunido em Aguadilla, Porto Rico, para sua 39ª Assembleia Geral, o episcopado latino-americano elegeu ontem (17) seu novo corpo gestor, que terá o arcebispo de Porto Alegre como presidente. Dom Jaime Spengler foi também eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na 60ª Assembleia Geral, realizada no último mês de abril aqui em Aparecida (SP).
Leia MaisNova Presidência da CNBB toma posse no encerramento da 60ª Assembleia GeralTambém comporão a presidência do CELAM neste quadriênio:
Dom José Luis Azuaje, arcebispo de Maracaibo (Venezuela) - primeiro vice-presidente;
Dom José Domingo Ulloa, arcebispo do Panamá - segundo vice-presidente;
Dom Santiago Rodríguez, bispo da diocese de San Pedro de Macorís (República Dominicana) - Presidente do Conselho dos Assuntos Econômicos;
Dom Lizardo Estrada, bispo auxiliar de Cuzco (Peru) - Secretário-geral.
Mensagem da CNBB
Na pessoa de Dom Ricardo Hoepers, Secretário-Geral da CNBB, a Igreja no Brasil enviou uma mensagem de felicitações aos novos eleitos:
“Queridos irmãos, o resultado do trabalho pastoral não se assenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade do amor. Fazem falta certamente a tenacidade, a fadiga, o trabalho, o planejamento, a organização, mas, antes de tudo, você deve saber que a força da Igreja não reside nela própria, mas se esconde nas águas profundas de Deus, nas quais ela é chamada a lançar as redes”.
Leia MaisO sentimento de Dom Jaime Spengler após assumir a Presidência da CNBBAbertura ao novo e obediência ao Espírito Santo
Em entrevista ao Vatican News momentos após sua eleição, Dom Jaime Spengler disse que, para ele, “tudo isto é uma grande novidade”, destacando que não esperava ser escolhido:
"Estamos aí para aquilo que a Igreja nos pede, e quando hoje me foi perguntado se aceitava a escolha, eu disse que eu fazia em nome da obediência. Uma obediência aos membros da Assembleia e disposição para servir da melhor forma possível o próprio Conselho Episcopal Latino-americano", disse.
Dom Jaime ainda afirmou que, em sua oração, pedirá sempre o dom do discernimento:
"O dom do discernimento, segundo a tradição, pressupõe ao menos três coisas: primeiro ter presente o que está em jogo, aquilo que envolve propriamente o nosso trabalho; segundo, a disposição para rezar isto; o terceiro aspecto, a abertura para o diálogo entre irmãos. Quando temos esses três aspectos, nós encontramos os caminhos certamente que o Espírito de Deus inspira e pede de nós para o tempo presente".
"Quando eu assumi essa forma de vida [Dom Jaime é franciscano], há mais de 30 anos atrás, eu prometi para mim mesmo jamais dizer não àquilo que a Igreja viesse a me pedir", concluiu.
:: Reveja a cobertura do Portal A12 na 60ª Assembleia Geral da CNBB
Fonte: Vatican News
Páscoa 2025 conta com lançamentos de filme e animação sobre o tema no cinema
O cinema reserva grandes estreias para 2025, em especial na Páscoa, com filme e animação para toda a família com todos passos vividos por Jesus até sua ressureição.
Confie em Deus! A fé em Jesus deve superar as incertezas
Reflexão sobre a confiança nas promessas de Deus, a esperança na vida eterna e a importância de ouvir e fixar os olhos em Cristo.
Conheça as três paixões de Carlo Acutis e seu exemplo de santidade
Conheça detalhes da vida e as três grandes paixões de Carlo Acutis, o jovem que será canonizado e continua inspirando a geração atual.
Em respeito à sua privacidade, buscamos tratar os seus dados pessoais com segurança e transparência. Ao preencher o formulário acima, você concorda com o tratamento de seus dados pelo grupo Santuário Nacional e Rede Aparecida de Comunicação. Os dados pessoais serão utilizados apenas identificação e relacionamento. Ao não selecionar essa opção, você receberá apenas informações relacionadas a esta página. Para mais informações e exercer os seus direitos enquanto titular de dados, consulte a nosso Aviso de Privacidade ou entre em contato com nosso canal privacidade@santuarionacional.com.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.