O Brasil enfrenta um período de seca e queimadas que prejudicam o meio ambiente de uma forma geral. Os danos vão desde o solo, plantações, animais, moradias até a qualidade do ar.
A Amazônia passa por um momento delicado de emergência ambiental devido ao aumento das queimadas e da seca. De acordo com a Defesa Civil, o estado do Amazonas calcula cerca de 330 mil pessoas atingidas, e todos os 62 municípios se encontram em estado de alerta. Leia MaisA degradação do cerradoA seca prolongada e os efeitos danosos para o meio ambiente e para os seres humanos
Dom Leonardo Steiner, cardeal e arcebispo de Manaus e presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), faz uma crítica à postura de quem não cuida da Casa Comum, o mundo que Deus nos deu.
“O Brasil inteiro respira fumaça, e respira fumaça, porque não cuidamos da obra que Deus nos confiou”.
Ele ressalta ainda sobre a necessidade de conscientizar a todos sobre o dever que temos de cuidar do meio ambiente, destacando que o cristão tem como compromisso fazer sua parte na preservação de toda a vida e também incentivar os irmãos a fazer o mesmo.
“A Igreja, nesses anos todos, tem sempre de novo procurado conscientizar e se responsabilizar nas comunidades pelo cuidado da obra da Criação”.
Dom Leonardo afirma que “estamos vivendo mais um ano de seca”, e que esta situação aumenta ainda mais as queimadas.
“Tivemos ano passado muitas queimadas, muita seca e neste ano se repete. O ar se torna muitas vezes irrespirável. É um momento em que precisamos sempre de novo pensar no que estamos fazendo com nossa Casa Comum”.
A situação piora a cada dia, já são diversas comunidades isoladas ou com grande dificuldade de acesso. O número de queimadas é o maior número desde 2010, e tem coberto de fumaça Manaus e muitas outras cidades da Amazônia e do Brasil.
O presidente do Cimi alerta sobre as causas dos incêndios e reforça a necessidade do cuidado com o meio ambiente, no país todo.
“Nós, como Igreja, queremos conscientizar, fazer com que as pessoas despertem para a responsabilidade com a Casa Comum. Muitos desses incêndios são criminosos, seja na Amazônia ou no Pantanal”.
O Papa Francisco também já alertou diversas vezes sobre o perigo das queimadas, do consumo desenfreado que busca o enriquecimento e esquecimento do cuidado para com o meio ambiente. Em sua carta encíclica Laudato Si’, ele já nos pediu para cuidar do meio ambiente, pois a “Terra pede socorro”, destacando que “um crime contra a natureza é um crime contra nós mesmos e um pecado contra Deus”.
Dom Leonardo reforça o pedido:
“Cuidemos da criação, cuidemos da obra que Deus nos confiou. Vamos cuidar e cultivar, como nos ensina papa Francisco”.
Fonte: Vatican News
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.