Notícias

Dom Leonardo Steiner e Dom Paulo Cezar Costa falam sobre a escolha para o cardinalato

Escrito por Lais Silva

30 MAI 2022 - 22H04 (Atualizada em 31 MAI 2022 - 08H24)

A12

Na manhã de domingo (29), durante a oração do Regina Coeli conduzida por Papa Francisco, o arcebispo de Manaus (AM), Dom Leonardo Ulrich Steiner, e o arcebispo de Brasília (DF), Dom Paulo Cezar Costa, ficaram surpresos ao ouvir seus nomes entre os 21 novos membros do Colégio de Cardeais da Igreja Católica.

Ambos partilharam como foi receber a notícia do novo serviço que irão exercer em seu ministério episcopal.

Dom Leonardo contou que ficou incrédulo, diz que acha que a escolha não é somente sobre sua pessoa e acredita ser uma alegria para todos da Amazônia.

“Nós sabemos como o Papa Francisco tem um carinho especial pela Amazônia e pelas Igrejas que estão na Amazônia. Nós sabemos que no tempo da pandemia ele teve a delicadeza de ligar para nós. E agora, com essa nomeação, mostra mais uma vez o quanto ele está próximo das nossas Igrejas, está próximo da nossa região. É por isso que nós nos alegramos”.

E completou ressaltando sua felicidade pelo fato da Amazônia ser lembrada: “É a alegria de ter um cardeal na Amazônia, que a Amazônia não ficou esquecida”.

“Eu me alegro de poder participar agora mais intensamente da construção dessa Igreja que deseja ser uma Igreja cada vez mais missionária, cada vez mais presente e uma Igreja cada vez mais viva” dom Leonardo

Dom Paulo Cezar Costa afirmou que essa é uma “grande delicadeza do Papa Francisco” com a Igreja em Brasília e no Brasil. E falou em suas redes sociais sobre a emoção no momento em que ouviu seu nome.

Leia MaisPapa Francisco anuncia dois novos cardeais brasileirosPapa recebe pandeiro dos bispos do Regional Nordeste 3 da CNBB“Estava assistindo ao Regina Coeli do Papa pela TV, como gosto de fazer aos domingos pela manhã, quando o Papa falou sobre a convocação do consistório. Disse o nome de Dom Leonardo e depois chamou o meu. A emoção foi grande, afirmou o arcebispo.

Ciente da responsabilidade que esse anúncio representa, ele explicou que os cardeais “são homens mais próximos do Papa e devem ajudá-lo no governo da Igreja”.

“E eu quero continuar a servir com alegria, olhando sempre pra Maria, que é a serva do Senhor, e sempre peço a ela que me ajude a servir, a continuar a servir à Igreja com alegria. Os cardeais vestem vermelho, vermelho significa sempre o Cristo que nos amou a ponto de dar por nós a própria vida. Que eu possa fazer sempre da minha vida um dom de serviço, um dom de amor, servindo à Igreja de Brasília, servindo à Igreja do Brasil e ajudando o Papa a servir, governando a Igreja do mundo” dom Paulo Cezar

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...