Neste dia 28 de julho, às 9h, o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a Santa Missa aqui no Altar Central do Santuário Nacional. A celebração também fez memória e agradecimento ao trabalho feito pelo Centro de Ajuda às Mulheres (CAM).
Vale ressaltar que durante esta semana, de 25 a 29 de julho, acontece o 9° Congresso Latino Americano do Centro de Ajuda às Mulheres (COMLACAM), que, junto de 15 países da América Latina, visa compreender formas de ajudar mulheres que pensam em abortar.
Dom Odilo fez as saudações a todos os presentes e, em especial, saudou em espanhol os presentes pelo COMLACAM, compartilhando o sentimento de incentivo e encorajamento aos integrantes, desejando que continuem o trabalho com muita fé, determinação, coragem e confiança em Deus.
Durante sua homilia, o Arcebispo comentou tanto a Primeira Leitura (Jr 18, 1-6) quanto o Evangelho (Mt 13, 47-53). Para ele, a Primeira leitura, do Profeta Jeremias, é muito bonita:
“Deus tem um projeto de amor com vocês, quer bem a vocês e mesmo quando as coisas não saem bem, Deus não desiste de vocês. Deus recomeça.(...) Que vocês, em outras palavras, sejam como Deus quer: um vaso bonito. Sejam pessoas humanas que vivam alegres, felizes, de acordo com o plano de Deus ”.
Para o cardeal, isso remete diretamente ao tema da família, educação e do próprio Congresso.
O Cardeal também relacionou a passagem com os desafios nos diferentes âmbitos da vida, os quais não nos permitem desistir e demandam ações de amor e carinho para lidar com as situações, sendo formas de “moldarmos os nossos vasos”, quando necessário:
“Nós todos devemos lembrar que na vida, Deus vai nos moldando e a gente deve deixar se moldar por Deus”, diz o Arcebispo.
Dom Odilo fez referência aos membros do CAM como o oleiro enviado por Deus para ajudar a moldar as situações, desafios e dificuldades:
“Vocês, do CAM, queridos irmãos, queridas irmãs, sacerdotes, todos os empenhados nesse trabalho tão bonito, tão importante de salvar vidas inocentes, de ajudar mulheres em dificuldades. Eu posso imaginar quanto uma mulher possa sofrer em uma situação de maternidade difícil, indesejada. Ela precisa de ajuda e vocês estão aí. (...) Vocês são como esses pescadores do Evangelho, constantemente estão passando a rede... e não é inútil.
A rede apanha, sim, apanha peixe, vocês são testemunhas disso, que no final vale a pena o trabalho, vale a pena persistir no que vocês fazem. (...) Vocês estão fazendo um trabalho belíssimo, de altíssimo valor perante Deus, perante a humanidade.
Eu tenho certeza de que cada dia salvo, cada mulher que vocês conseguiram salvar, deve ser muito grata. Cada criança, cada pessoa que conseguiu nascer, deve ser muito grata, muito agradecida pela vida que recebeu, pela vida que foi salva. Continuem a ser esses pescadores, que mesmo no meio do mar agitado, no mar que parece que não dá peixe, continuem a pescar” , motivou o Arcebispo de São Paulo.
Assista a entrevista do A12 com Dom Odilo Scherer sobre o assunto
Sobre o Congresso Latino Americano do Centro de Ajuda às Mulheres (COM LACAM)
A convenção tem como objetivo capacitar pessoas para que possam oferecer o devido acolhimento e aconselhamento a mulheres e suas famílias em situação de crise ou dificuldade por causa da gravidez.
O tema deste ano foi “Bendito o fruto do teu ventre” que pretende, de acordo com um dos assessores espirituais do CAMs da América Latina, Pe. Hélio Tadeu, mostrar a essas pessoas a beleza da vida.
“Essa é a frase que diz Santa Isabel a Nossa Senhora, vendo o ventre de Nossa Senhora, vendo o fruto do ventre, que é nosso Senhor Jesus Cristo, para que a gente possa encontrar a beleza desse encontro com Cristo e fazer ver a beleza desse encontro”, explica Pe. Hélio, sobre a escolha do tema do Congresso.
Ao falar sobre a relevância do tema para a Igreja, bem como para os cristãos, o assessor disserta sobre ajuda.
“Não se trata de uma ideologia pró-vida, não se trata de um vitalismo, mas se trata de uma ajuda real, concreta, material, de encontrar Cristo nessas pessoas que necessitam (de) uma ajuda para a sua situação econômica, para a sua situação de saúde, para a sua situação a qual for, mas que necessita de nós, necessita da Igreja, que necessita da Igreja de Cristo, que se dá através de cada cristão e da Igreja em sua vida.”, finaliza Pe. Hélio.
Confira o registro de alguns momentos que o Pe. Hélio compartilhou com o Portal A12
1/5
Papa recorda cardeais e bispos falecidos em missa especial
Missa relembrou os bispos e cardeais falecidos no último ano.
Você sabia que a Igreja é militante, padecente e triunfante?
A Igreja Católica possui uma divisão visível e outra invisível (humana e divina). Entenda sobre os três estados da Igreja a partir da Comunhão dos Santos.
3 práticas para alcançar a santidade
A santidade não necessita de grandes gestos e depende exclusivamente das nossas ações cotidianas com o próximo e com Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.