Jovens do mundo todo e o Papa Francisco se reuniram no último sábado, como parte das atividades do encontro global “Economia de Francisco”, para firmar um pacto com a economia para a construção de políticas públicas mais humanas.Leia MaisJovens brasileiros apresentam ideias em evento global da Economia de Francisco Economia de Francisco: adolescentes e o compromisso com a ecologia integral
Foram quatro dias de muitas atividades, debates e estratégias discutidas entre os quase mil jovens economistas, de 120 países. Um convite que foi realizado pelo Papa e que os jovens prontamente atenderam e se preparam durante dois anos, devido a pandemia.
Neste movimento, os jovens economistas se engajaram nos projetos de mudanças para a criação de uma economia com compromisso, visando políticas mais humanas e fraternas. Missão que o Papa Francisco acredita ser possível.
“Uma nova economia, inspirada em Francisco de Assis, hoje pode e deve ser uma economia amiga da terra e uma economia de paz. Trata-se de transformar uma economia que mata numa economia da vida, em todas as suas dimensões.”
A delegação brasileira foi a segunda maior delegação a participar do evento. Os brasileiros aproveitaram toda a experiência, participaram das atividades e apresentaram projetos. Estar em um evento desta magnitude, com integrantes de 120 países, é muito proveitoso, ainda mais quando se trata de iniciativas que visam um futuro melhor para todos.
Peterson Prates, coordenação nacional da Articulação Brasileira de Economia de Francisco e Clara (ABEFC), disse em entrevista ao A12 que o chamado do Papa Francisco para uma nova economia se une a outro chamado.
“Em outros momentos já chamava a atenção para uma economia a serviço da vida. Seja no seu pacto pastoral onde ele já dizia não a economia da exclusão, seja em um pacto ecológico integral que é a Laudato Si, seja na Fratelli Tutti como um grande pacto social, político, cidadão e de construção da paz. Todas essas iniciativas ligadas também a um pacto sinodal”.
A dra. Tamiris Resende, também participou do encontro e oportunidades que serão inesquecíveis em sua jornada. Uma delas foi poder entregar para o bispo de Assis, Domenico Sorrentino, uma imagem da Padroeira do Brasil.
“Foi uma grande alegria entregar a imagem de Nossa Senhora Aparecida para o bispo Sorrentino. Ele nos convidou para passar pela porta onde São Francisco passou há 900 anos para conversar com o bispo. Nós estamos muito felizes com essa oportunidade de entregar a imagem para a peregrinação e ele também”.
O evento reafirma o compromisso entre jovens e a Igreja para uma sociedade melhor, uma comunidade mais fraterna.
“Um compromisso de políticas públicas mais humanas, mais solidárias e mais felizes”, finalizou Tamiris.
Dogmas da Igreja: o inferno
O inferno é o estado de separação eterna de Deus, reservado àqueles que morrem em pecado mortal sem arrependimento.
Doutrina Social da Igreja: bússola que orienta a vida em comunidade
A Doutrina Social da Igreja Católica guia os fiéis na aplicação dos princípios cristãos à vida social, econômica e política, promovendo justiça e bem comum.
Papa incentiva Rede de Mundial de Oração a partilhar o Jubileu
Em encontro no Vaticano, Papa Francisco pediu aos membros da Rede Mundial de Oração a seguir o caminho do coração.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.