No último sábado, dia 26 de junho, foi concluído o 10º Encontro Mundial das Famílias, com a celebração da Santa Missa presidida pelo Cardeal Kevin Farrel, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, com a presença do Papa Francisco e o envio das famílias.
Leia MaisComo São José pode inspirar famílias e pais?CNBB divulga carta do Episcopado Brasileiro às famílias, educadores e gestores
Para o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar no Brasil, Luiz e Káthia Stolf, é uma alegria estar em Roma. Eles sentiram-se privilegiados por participarem dos momentos com a presença do Papa Francisco.
“Nos sentimos na obrigação de que tudo aquilo que recebemos aqui, num futuro próximo, podermos estarmos partilhando tudo com vocês”, disse Luiz, manifestando o desejo de que as partilhas e apresentações oferecidas durante o Congresso Teológico Pastoral possam chegar às dioceses e regionais do país.
“Também queremos agradecer o trabalho de cada um aí no Brasil que está fazendo esse Encontro Mundial também acontecer aí. Aqui, estamos recebendo muita coisa boa e queremos partilhar com vocês!”, disse Káthia.
O 10º Encontro Mundial das Famílias teve três dias de reflexões, testemunhos e palestras no Congresso Teológico Pastoral; e a missa de conclusão e envio. Tudo isso iluminado pelo tema “Amor em família: vocação e caminho de santidade”.
A cada dia, momentos de “graça e aprendizado no congresso, com testemunhos maravilhosos de famílias que lutam para buscar a santidade no dia a dia da família”, segundo o casal coordenador da Pastoral Familiar no Brasil.
A família que caminha junto através do amor
O cardeal Kevin recordou o encerramento do Ano Família Amoris Laetitia, convocado pelo Papa ao final de 2020, e realizado entre março de 2021 e este domingo, 26 de junho.
“Um ano que deu novo impulso à Pastoral Familiar nas dioceses de todo o mundo: em todos os lugares, Santo Padre, Bispos, Sacerdotes e leigos trabalharam com entusiasmo e dedicação para escutar as necessidades concretas das famílias e rever metodologias e conteúdos do trabalho pastoral. Há agora uma necessidade urgente de um compromisso renovado, no qual pastores e famílias bem formados saibam trabalhar juntos para serem mais eficazes na tarefa de acompanhar crianças, jovens, cônjuges e famílias inteiras nos desafios morais e espirituais das sociedades de hoje. Servem corresponsabilidade e uma concreta e efetiva comunhão eclesial.”
Em sua homilia, o Papa Francisco destacou que “a família é o lugar do encontro, da partilha, da saída de si mesmo para acolher o outro e estar junto. É o primeiro lugar onde se aprende a amar.”
Relacionando o tema do Encontro com as leituras do dia, as quais falavam de vocação, Francisco animou as famílias a retomarem resolutamente o caminho do amor familiar, partilhando com todos os membros da família a alegria desta vocação.
“O amor que viveis entre vós seja sempre aberto, comunicativo, capaz de ‘tocar com a mão’ os mais frágeis e os feridos que encontrardes pelo caminho: frágeis no corpo e frágeis na alma. De fato é quando se dá que o amor, incluindo o amor familiar, se purifica e fortalece”, afirmou.
Envio Missionário
Ao final da celebração, foi realizado o envio missionário das famílias que participaram, em nome das famílias do mundo, no Congresso Teológico-Pastoral, no Vaticano, e a todas as famílias presentes na Missa. O convite é levar a todos o anúncio libertador do Evangelho e que sejam semente de um mundo mais fraterno.
Confira o envio realizado pelo Papa Francisco:
Queridas famílias, convido vocês a continuarem o caminho escutando o Pai que chama vocês:
tornem-se missionários nos caminhos do mundo!
Não caminhem sozinhos!
Vocês, jovens famílias, busquem ser guiadas por quem conhece o caminho,
vocês que estão mais à frente, tornem-se companheiras de viagem para os outros.
Vocês que estão perdidos por causa das dificuldades, não se deixem vencer pela tristeza,
confiem no amor que Deus colocou em vocês,
supliquem ao Espírito todos os dias para reavivá-lo.
Anunciem com alegria a beleza de ser família!
Anunciem às crianças e aos jovens a graça do matrimônio cristão.
Deem esperança a quem não a tem.
Ajam como se tudo dependesse de vocês,
sabendo que tudo deve ser confiado a Deus.
São vocês a “costurar” o tecido da sociedade e de uma Igreja
sinodal, que cria relações, multiplicando o amor e a vida.
Sejam sinal do Cristo vivo,
não tenham medo do que o Senhor pede a vocês,
nem de serem generosos com Ele.
Abram-se a Cristo, ouçam-no no silêncio da oração.
Acompanhem os mais frágeis
cuidem dos solitários, refugiados, abandonados.
Sejam a semente de um mundo mais fraterno!
Sejam famílias com um coração grande!
Sejam o rosto acolhedor da Igreja!
E por favor, rezem, rezem sempre!
Que Maria, nossa Mãe, socorra vocês quando não houver mais vinho,
seja um companheira no tempo do silêncio e da provação,
ajude vocês a caminhar junto com seu Filho Ressuscitado.
Promessa do Sagrado Coração de Jesus para as nossas famílias
Fonte: CNBB / Vatican News
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.