Um grupo de jovens brasileiros está apresentando o espetáculo Laudato si’, que fala sobre a primeira Carta Encíclica que Papa Francisco escreveu quando assumiu seu pontificado e é um pedido para que todos cuidem da natureza, a nossa Casa Comum.
Os jovens são de um projeto social do interior da Paraíba e estão ganhando os corações de diversas pessoas fora do Brasil. O espetáculo já passou pela França e chegou na Itália, onde o grupo se apresentou na Praça São Pedro e contou com um espectador especial, o Papa Francisco. Leia MaisPapa anuncia data de publicação da segunda parte da Laudato SiMovimento aplica Laudato Si’ como proteção das Ilhas Fiji
Rodrigo é professor de dança, idealizador e coreógrafo do espetáculo “Laudato si’: O Espaço da Vida da Terra”, explica a importância do espetáculo para o projeto em que trabalha e para a Casa Comum.
“A Laudato si’ tem uma importância muito grande para o projeto CEFEC, o Centro de Formação Educativo Comunitário originariamente conduzido pelas Irmãs da Providência. E através exatamente da temática Laudato si’ nós prezamos através da dança, da capoeira, da arte e tantas outras manifestações artísticas - indígenas e africanas - realmente o cuidado à ecologia integral, ou melhor, o cuidado ao pulmão amazônico”.
O CEFEC é um projeto de responsabilidade da congregação das Irmãs da Providência, que há quase 15 anos atende famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade social. Cerca de 10 mil crianças, adolescentes e jovens já foram acolhidos e incentivados à formação educacional e social.
Rodrigo, que é fruto do projeto e hoje tem a oportunidade de mostrar seu talento para o mundo, conta que o espetáculo mostra as raízes dos povos originários que respeitavam e cuidavam da natureza.
“O espetáculo transmite força, entusiasmo, ele traz essa originalidade dos povos originários que cuidam e alimentam exatamente a casa comum. E é exatamente através dessa casa comum que nós estamos hoje transmitindo, compartilhando para o mundo o cuidado à ecologia integral”.
O jovem conta que a experiência que o grupo está vivendo é linda, ele explica que não sabe o que vai acontecer quando retornarem ao Brasil, mas sabem que a missão vai continuar sendo a mesma.
“Porque nós não sabemos, inclusive, como será a nossa vida quando nós retornarmos. Mas uma coisa eu garanto a você: nós vamos continuar a pregar e nós vamos continuar a transmitir exatamente aquilo que a Laudato si’ sempre nos convida, que é transmitir o amor, a paz, o cuidado um com o outro, isso é o mais importante. O espetáculo transmite, faz com que as pessoas se aproximem da gente exatamente por conta dessa mensagem.”
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.