Em março, a Igreja Católica celebra 5 anos da exortação “Christus Vivit” (Cristo Vive), escrita pelo Papa Francisco e dedicada aos jovens, em 2019. O documento foi assinado em março para “selar” o trabalho realizado no Sínodo dos Bispos sobre os jovens, realizado no Vaticano, em outubro de 2018 e precedido pela primeira vez pelo pré-sínodo, com a participação de jovens de todo o mundo.
Neste 5º aniversário da “Christus Vivit”, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, junto ao grupo de jovens do projeto do Dicastério para a Comunicação “Faith Communication in the Digital World” (Comunicação da fé no mundo digital), estão produzindo uma ação nas redes sociais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Leia Mais5 anos da JMJ Panamá: Um convite para reler a exortação “Christus Vivit”JMJ 2027: Seul segue na preparação para receber jovens de todo o mundoPapa Francisco incentiva dioceses a manterem o espírito jovem pós-JMJ
O intuito desta ação é compartilhar o significado e o espírito atual da "Christus Vivit" e também os frutos da JMJ Lisboa 2023. A ação acontece de 25 de fevereiro a 25 de abril, a experiência de 12 semanas começa a partir da palavra-chave “vivo”, e incentiva os jovens a manter viva a experiência da JMJ no espaço digital, indo ao encontro do convite do Papa Francisco: “Vós sois o agora de Deus, que vos quer fecundos”, (ChV 178).
O projeto está disponível em diversos idiomas e pode ser trabalhado por várias realidades das paróquias que desejam transmitir em seus ambientes uma reflexão espiritual que alcance os jovens através das redes sociais.
O A12 esteve presente na Jornada Mundial da Juventude realizada em Lisboa, capital portuguesa, em agosto de 2023. Além da cobertura do maior evento do mundo realizado pela Igreja Católica e dedicado aos jovens, também conversamos com os jovens a respeito de como eles enxergam sua missão quando o evento acaba. Confira!
“Cristo Vive: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida. Por isso as primeiras palavras, que quero dirigir a cada jovem cristão, são estas: Ele vive e quer-te vivo!”.
Foi desta maneira que Papa Francisco iniciou sua exortação apostólica direcionada aos jovens, a exortação foi escrita de forma simples, clara e em tom de conversa, justamente para que o jovem entenda a mensagem.
No documento o santo padre disserta sobre a figura e o exemplo de Jesus, afirmando que Cristo vive e quer que cada um de nós viva também, Ele nos salva, nos dá amor, nos conduz e nos inspira a descobrir nossas vocações.
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Tradições do Natal e a Idade Média
Descubra como tradições natalinas, como festas e decorações, nasceram na Idade Média e moldaram costumes que seguimos até hoje.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.