A arte sacra carrega em suas formas e cores um profundo diálogo entre o divino e o humano. Sua beleza transcende o tempo, revelando significados espirituais e estéticos que continuam a inspirar artistas e estudiosos.
Diante desse cenário, o Grupo de Pesquisa ‘Estética & Arte Sacra’ promove o seu 1º encontro público na Faculdade de São Bento, dia 5 de dezembro. Com o tema central "A Tradição do Ícone na Arte Sacra Cristã Ocidental”, o encontro reunirá especialistas, estudantes e entusiastas da arte sacra em torno de palestras, debates e o lançamento de livro para os estudos da área.
O evento marca o avanço dos estudos promovidos pelo grupo de pesquisa, fundado em 2022. Coordenado pela Profa. Dra. Lucia Dantas, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade de São Bento, o grupo se destaca por sua abordagem interdisciplinar.
“Muitos grupos de pesquisa trabalham com artes sacras, sobretudo barroca e contemporânea, e há muitos outros dedicados à estética, ou seja, à filosofia da arte. No entanto, nós temos muito orgulho de desenvolver na Faculdade São Bento um trabalho com pesquisadores empenhados da graduação e da pós-graduação, que estudam a intersecção entre filosofia, teologia e arte, focados não apenas no barroco ou na arte contemporânea, mas sobretudo nas origens da arte cristã”, explica a professora.
A escolha do tema central do evento reflete esse compromisso em explorar a tradição desde suas raízes.
“Temos estudado desde o início textos medievais fundamentais da patrística que inauguraram o pensamento filosófico e teológico sobre arte e beleza na Idade Média, fundamentando a tradição da arte cristã. E neste primeiro encontro vamos abordar um dos principais temas da arte cristã, que é a imagem e, mais especificamente, a tradição da imagem a partir da Idade Média e do ícone bizantino, analisando como isso interfere e é importante nos dias de hoje, no contexto brasileiro da arte contemporânea”, completa Dra. Lucia.
Abertura Solene
Prof. Ms. Dom Gregório de O. Ferreira, OSB – Diretor-Geral da Faculdade de São Bento
Conferência 1: São João Damasceno e o nascimento da tradição do ícone na arte sacra cristã
Profa. Dra. Lucia F. N. de Souza Dantas
A palestra destacará a defesa de São João Damasceno (675–749) das imagens sacras em resposta ao movimento iconoclasta do século VIII. Os fundamentos teológicos de Damasceno consolidaram a legitimidade das representações divinas na arte cristã, influenciando tanto o Oriente quanto o Ocidente.
Conferência 2: A recepção contemporânea da tradição do ícone no Ocidente
Prof. Dr. Felipe Sérgio Koller
A conferência abordará como a tradição iconográfica oriental foi assimilada e reinterpretada no Ocidente ao longo do século XX, discutindo sua relevância no contexto artístico e teológico do Brasil atual.
Lançamento de Livro
“A Arte do Ícone: Teologia da Beleza”, de Paul Evdokimov (Ed. Carpintaria).
Uma das maiores referências em iconografia cristã, o livro explora a teologia dos ícones e sua capacidade de refletir a comunhão divina, oferecendo insights profundos sobre espiritualidade e estética.
O encontro é aberto ao público externo mediante inscrição com taxa de R$ 30,00 e oferece certificado aos participantes.
Serviço: 1º Encontro do Grupo de Pesquisa ‘Estética & Arte Sacra’ Data: 5 de dezembro de 2025, Horário: das 14h às 16h, Local: Teatro da Faculdade de São Bento de São Paulo, Taxa de inscrição: R$ 30,00 (com certificado)
Para se inscrever clique aqui!
O 1º Encontro do Grupo de Pesquisa ‘Estética & Arte Sacra’ promete ser uma oportunidade única para aprofundar o diálogo entre fé, arte e cultura. Com uma programação que une tradição e contemporaneidade, o evento reafirma a importância da arte sacra como expressão da beleza divina e do pensamento cristão, convidando todos os participantes a refletirem sobre sua relevância nos dias de hoje.
A Igreja católica tem dois novos Beatos: Gaietà Clausellas e Antoni Tort
Na manhã do último sábado (23), a Basílica da Sagrada Família em Barcelona foi palco da cerimônia de beatificação de dois mártires: Gaietà Clausellas que foi morto enquanto rezava o Te Deum e Antoni Tort que protegeu a Eucaristia da profanação antes de ser assassinado.
Rumo ao Céu: casais que podem se tornar santos
Na Igreja há casais que são modelos de santidade para a nossa sociedade. Conheça 3 que estão em processo para se tornarem santos!
Imagem de Aparecida cruza o oceano de navio até a Namíbia
Igreja na Namíbia recebeu a Padroeira do Brasil no último domingo (24).
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.