Notícias

Família em Aparecida tem a tradição de montar presépio em casa

Obra que sempre é contemplada pelos vizinhos e devotos retrata neste ano a simplicidade do nascimento de Cristo

Escrito por Alberto Andrade

07 DEZ 2023 - 10H03 (Atualizada em 07 DEZ 2023 - 11H01)

Maurício Ribeiro - Arquivo Pessoal

O Portal A12 já informou para você a respeito da celebração dos 800 anos da montagem do presépio, como conhecemos hoje.

Leia MaisO Presépio como representação do Natal no Brasil e no Mundo Aparecida inaugura hoje decoração de Natal na cidadeSão Francisco de Assis desejou mostrar aos camponeses como tinha sido a noite do nascimento de Jesus e teve a ideia de pegar argila e montar vários bonequinhos de barro.

Ele construiu as representações da Virgem Maria, de São José, do Menino Jesus, alguns pastores, um boi, um burro, três reis e uma estrela, assim explicando de uma forma bem fácil sobre o Natal.

Depois dessa data, a tradição de montar presépios ganhou o mundo! No Brasil, o religioso Gaspar de Santo Agostinho montou o primeiro presépio em Olinda, Pernambuco, no século XVII. Hoje existem presépios de todos os tamanhos, jeitos e formas, para assim realizarmos uma evangelização através da arte.

Como também você pode conferir aqui no A12, a obra deve ser montada no primeiro domingo do Advento, ou seja, entre a última semana de novembro e a primeira semana de dezembro, com exatamente quatro semanas antecedendo o Natal.

Um desses grandes exemplos de fé e devoção no período natalino é a família de Maurício Ribeiro, coordenador dos cerimoniários e coroinhas do Santuário Nacional e também colunista aqui no portal A12, principalmente em conteúdos sobre espiritualidade.

Maurício Ribeiro - Arquivo Pessoal
Maurício Ribeiro - Arquivo Pessoal


Morador de Aparecida (SP), Maurício Ribeiro, suas tias e primos confeccionam um presépio com muitos elementos e significados:

"Aqui em casa temos há muitos anos o costume de montar o presépio. Porém, foi a partir de 2021 que a minha tia Rosana começou a montar seu próprio presépio. Ela começou a fazer as casinhas de isopor, e as montava como as típicas casas de Belém. Então, com isopor, ela fazia e montava as casinhas. Em 2021, minha tia levou três meses para fazer. Cortando isopor, colando, desenhando, pintando, etc. Este ano levou uma semana, pois os objetos já estavam prontos".

Além do isopor, a obra deste ano contou com outros materiais, como papel, pedra, cola, palitos de madeira e tinta. Maurício nos conta o testemunho e a motivação para construir o presépio em sua casa:

"Confesso que minha tia estava desanimada para montar o presépio e não queria de jeito de nenhum. Eu é que insisti para que ela montasse, pois este ano nós comemoramos 800 anos da montagem do primeiro presépio, feito por São Francisco. Quando montamos o presépio, sempre queremos destacar o modelo do nascimento de Jesus, que foi na simplicidade. Eu, bem particularmente, quando vejo o presépio, fico imaginando e pensando: 'O Rei dos reis nasceu na simplicidade, pobre de tudo, e nós muitas vezes só pensamos em grandezas'".

E ainda ressaltou a importância para a família sempre construir esta representação do Natal no início de dezembro.

"De não nos esquecermos do motivo principal do Natal: o nascimento de Jesus. Enquanto o mundo nos mostra que no Natal o que importa é ter e consumir, Jesus na sua humildade nos ensina a amar os humildes, porque eles são os grandes no reino dos céus. A tradição da representação do Natal é o Menino Jesus, é o presépio, não o Papai Noel", concluiu.


Padre Camilo mostra como montar o presépio


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...