O casamento por si só já é uma tradição muito bonita que simboliza a união de duas pessoas, o compromisso diante das famílias, dos amigos e principalmente diante de Deus.
No casamento católico existem algumas tradições e alguns símbolos escolhidos com muito cuidado, atenção e fé. As flores, por exemplo, são escolhidas para a decoração e também para o buquê da noiva. A ideia principal de se ter flores no casamento é simbolizar vida, mas cada uma das flores tem um significado especial e algumas delas são relacionadas com alguns santos e devoções.
Começando pela rosa, a flor mais famosa e também muito escolhida pelas noivas na hora de montar o buquê. A rosa é associada a Maria desde a Idade Média, quando começou a ser celebrada como: “Rosa das rosas, flor das flores, mulher entre as mulheres, única dama”. Leia MaisTrês conselhos do Papa Francisco para o seu casamentoO que você sabe sobre o casamento como vocação?
Por este motivo a rosa além de ser uma flor bonita, romântica e charmosa, é também uma forma de homenagear Nossa Senhora. Por exemplo, a rosa azul é escolhida por algumas noivas que são devotas de Nossa Senhora Aparecida.
Outras santas também tem a devoção ligada a rosas, como Santa Rita de Cássia, conhecida como “Santa da Rosa”, em seu leito de morte pediu para que lhe trouxessem uma rosa do jardim da casa onde viveu e dois figos, mesmo não sendo a estação favorável para encontrar vida em um jardim, pois era inverno, sua prima encontrou e entregou a ela.
Santa Teresinha do Menino Jesus também tem relação com as rosas, pois na hora de sua morte disse: “Vereis no momento da minha morte que cascata de rosas eu choverei sobre a terra”. A partir deste relato deu-se inicio a Novena das Rosas. As rosas simbolizam a intercessão de Santa Teresinha por todos os que a pedem em oração.
Santa Isabel de Portugal tem como símbolo as rosas, por conta do milagre das rosas, que narra a transformação dos pães em rosas, para conseguir levar aos pobres.
Santa Doroteia entregou sua vida a Cristo, quando se recusou a casar com um guerreiro romano e recebeu pena de morte. Ela tranquila disse que iria para o céu onde era uma eterna primavera.
Conta a tradição que quando São Domingos Sávio chegou no Céu, apareceu a Dom Bosco, segurando um ramo de flores e proferiu as seguintes palavras: “Está a ver estas flores? Representam as virtudes que mais agradam ao Senhor”. Eram rosas como símbolo da caridade, violetas como símbolo da humildade, girassóis como símbolo da obediência e o lírio simboliza a virtude de alma.
O lírio representa o amor puro, respeito, pureza, sensibilidade e a castidade. Ela também é relacionada com a história ou devoção a alguns santos como Santo António de Pádua que representa a castidade e pureza de seu coração. Além disso, São José também tem esta flor escolhida pelos devotos para homenageá-lo, pois representa a castidade e a pureza de José, homem honesto, fiel e obediente à vontade de Deus.
As Açucenas são flores delicadas que estão também associadas a São Domingos de Gusmão, pois é símbolo de pureza de alma e bondade, como o santo viveu sua vida.
Santo Expedito tem como o símbolo um ramo de palmeira na mão esquerda que representa a vitória sobre o mundo, além lembrar os doze artigos de fé do Credo Católico.
São Jorge da Capadócia tem a palma com o seu símbolo, ela representa uma espada, por este motivo a planta é conhecida como espada de São Jorge. Ela representa sua coragem, honra e dignidade.
São João também tem sua flor, a erva de São João, uma planta que existe em toda Itália e costuma florescer nos meses de junho e agosto. A flor amarela é relacionada a São João por conta da proximidade a sua data e acredita-se que quando colhidas na noite de São João, elas contêm um poder milagroso.
Além dessas, existem outras tantas flores relacionadas com devoção e até mesmo com a história dos casais, citamos aqui outros exemplos de flores escolhidas para casamentos e seus significados.
Tulipa: representa o amor forte, inabalável e eterno.
Margarida: transmite paz e simboliza a pureza, a juventude e a inocência.
Girassol: representa a alegria e sucesso na relação.
Copo-de-leite: representa a pureza e o respeito que existe entre o casal.
Orquídea: simboliza o amor, fidelidade e sensibilidade.
Jasmim: felicidade, a sorte e a realização.
Hortênsia: simboliza concretização de objetivos, prosperidade, vontade de permanecer ao lado da pessoa amada e o respeito.
Cravo: desejo de atrair bênçãos e vitórias.
.:: Gostou do conteúdo? Compartilhe com as noivas de 2024.
Fonte: Novo Florescer, Clavello, Holyart , bloglizgarden
Por que Jesus nasceu pobre?
O Natal nos lembra do verdadeiro sentido da celebração: a simplicidade e humildade do nascimento de Jesus, destacando o amor e a presença de Deus em nossas vidas.
12 catequeses da Audiência Geral do Papa para rever!
Durante o ano, o Santo Padre ensinou a todos sobre o Espírito e a Esposa. Seja catequizado em 12 momentos:
Jesus realmente nasceu em 25 de dezembro?
Qual o motivo para a Igreja celebrar o Natal nesta data?
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.