Neste ano, a Campanha da Fraternidade nos convida a olhar para o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31)
Entre tantas realidades que pedem nosso cuidado, a água se destaca como um elemento essencial, um verdadeiro presente de Deus, que precisa ser protegido para garantir um futuro sustentável para todos.
O Papa Francisco, em sua Encíclica Laudato Si’, afirma que:
“A água potável e limpa constitui uma questão de primordial importância, porque é indispensável para a vida humana e para sustentar os ecossistemas terrestres e aquáticos […] A disponibilidade de água manteve-se relativamente constante durante muito tempo, mas agora, em muitos lugares, a procura excede a oferta sustentável, com graves consequências a curto e longo prazo.”
No Brasil, um país tão rico em recursos hídricos, ainda enfrentamos desafios como a poluição de rios, o desperdício e o difícil acesso à água potável em diversas regiões. Como cristãos, não podemos ignorar essa realidade.

Pequenos gestos do dia a dia fazem a diferença: evitar o desperdício, preservar nascentes, apoiar políticas públicas voltadas à sustentabilidade e incentivar práticas ecológicas em nossas comunidades são exemplos disso.
Projetos de reuso de água da chuva, mutirões de limpeza de rios e campanhas de conscientização também são algumas das iniciativas que demonstram que cuidar da criação é parte da nossa missão cristã.
O Chamado à Conversão Ecológica
A CF 2025 nos convida a uma conversão. Cuidar da água e do meio ambiente não é apenas uma questão técnica ou social, mas um ato de amor ao próximo e a Deus. Quando cuidamos da criação, estamos cuidando uns dos outros e respeitando o Criador.
Sejamos, então, agentes de transformação e vivamos uma fé que se traduz em responsabilidade e compromisso com a vida.
add_box Em a12.com/campanhadafraternidade você tem acesso a outros conteúdos como esse. Confira!
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Qual a relação entre Igreja e o Sacro Império Romano-Germânico ?
A formação do Sacro Império Romano-Germânico revela a aliança entre poder religioso e político na Idade Média, tensões internas e impactos duradouros na Europa
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.