A Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus inaugurou no último sábado (07), o 3º Barco Hospital para atender às comunidades ribeirinhas do Estado do Amazonas.
O Barco Hospital São João XXIII, é uma parceria da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus e o Governo do Amazonas, além da contribuição dos fiéis.
Para dar início a cerimônia de inauguração do Barco Hospital, todos participaram de uma missa presidida pelo arcebispo de Manaus, cardeal Leonardo Ulrich Steiner. A celebração contou com a presença do bispo de Óbidos (PA), dom Bernardo Baumann, o bispo auxiliar de Manaus, dom Zenildo Lima, o bispo emérito de Primavera do Leste-Paranatinga, dom Derek Byrne, além da presença de diversas autoridades do Estado do Amazonas e de outras regiões do Brasil.
O cardeal da Amazônia, afirmou que o barco hospital é um sinal de saúde, em seguida agradeceu os freis Franciscanos que concretizaram a ideia do Papa Francisco e a Deus por “todas as mãos generosas que nos ajudaram na construção deste barco, para que ele pudesse agora servir as nossas comunidades ribeirinhas”.
O espaço foi construído para realizar atendimentos de saúde em comunidades ribeirinhas do Amazonas, percorrendo os rios Negro e Solimões, e é a continuidade de um trabalho que partiu de um pedido do Papa Francisco, quando esteve no Brasil em 2013, na ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Leia MaisBarco Hospital Papa Francisco ultrapassa 100 mil atendimentos em 2023Conheça o trabalho do barco hospital Papa Francisco em meio à pandemia
O site da instituição conta: “Tivemos a honra de receber o Papa Francisco em nosso Hospital no Rio de Janeiro. Na ocasião, o Papa perguntou ao Frei Francisco se a Associação e Fraternidade estava presente na Amazônia. Quando o Frei Francisco respondeu “Não!”, imediatamente o Santo Padre disse: “Então devem ir!””.
O projeto então foi criado em 2020 pela Fraternidade São Francisco de Assis, a qual possui mais de 70 obras em benefício de grupos em situação de vulnerabilidade social por todo o Brasil.
Frei Alberto Medeiros, representante da entidade em entrevista ao A12, reforçou a necessidade da embarcação para o atendimento das comunidades da região amazônica.
“O Barco Hospital São João XXIII é uma embarcação que escuta o apelo da Igreja, do Papa Francisco, para sermos uma Igreja em saída, e leva saúde, fé e esperança aos povos ribeirinhos e aos povos originários.
Essa embarcação com certeza irá facilitar a vida da população ribeirinha, porque é um hospital que vai com a resolutividade dos problemas para aquela população que tantas vezes não conseguem ter acesso aos hospitais no grande centro devido a toda a realidade vivida por cada um deles, muitas vezes distantes, 24 horas de viagem de barco até chegar as cidades mais próximas”.
O Barco Hospital São João XXIII, é a terceira unidade da Fraternidade Lar São Francisco na Providência de Deus, as outras duas unidades estão sediadas em Óbidos, no Pará, atendendo comunidades ribeirinhas do estado.
A unidade que atenderá o Amazonas é o que tem maior capacidade. E prestará os mesmos serviços de saúde preventivos que as demais, como cuidados laboratoriais, ambulatoriais e até cirúrgicos, além de serviços odontológicos voltados exclusivamente para as populações indígenas e ribeirinhas do Amazonas. Mais de 80 profissionais de saúde voluntários serão alojados para atender os pacientes, com uma previsão de atendimento de 200 pessoas por dia.
A unidade hospitalar possui 14 leitos, sendo 10 leitos de internação de clínica e cirúrgica e 4 para recuperação pós-anestésica. O local também conta com salas cirúrgicas equipadas para oftalmologia, videocirurgia, ultrassom, mamografia, raio-x, eletrocardiograma, posto de enfermagem, farmácia, sala de coleta e triagem. Além das estruturas de áreas comuns, como banheiros, elevador, cozinha, camarotes e salas administrativas.
O Barco Hospital conta ainda duas “ambulanchas” para a remoção e triagem de pacientes nas expedições, além de possíveis encaminhamentos de urgência para alta complexidade, garantindo a eficiência do trabalho e do atendimento.
O A12 conversou com Frei Bartolomeu Schultz, administrador da Santa Casa de Aparecida, sobre o papel da Igreja à frente de instituições de saúde, e ele destacou a busca constante para trazer o olhar humano que o Evangelho nos pede.
“A igreja católica nas duas várias frentes de missão e é também um testemunho de esperança no mundo. As instituições de saúde ligadas a igreja católica têm buscado aprimorar a espiritualidade e a ciência no seu cotidiano, levando saúde e fé aos nossos enfermos. Assim cumprimos também um mandato de Jesus, estive doente e você cuidou de mim. Nesta missão diária não só cuidamos dos doentes, mas também fazemos com que os profissionais de saúde percebam a importância de uma missão humanizada e espiritualizada”.
Fonte: Vatican News, Agência Amazonas,
Ano Jubilar é o tempo de conversão e reconciliação com Deus
Em carta ao povo de Deus de Reggio Emilia-Guastalla, bispo fala da alegria em nos reconciliar com Deus
Playlist do Advento e do Natal: Cantos que tocam o Coração
O Advento prepara-nos para o nascimento de Jesus, as músicas também nos ajudam nesta preparação iluminando nossas vidas e corações.
A presença da Igreja na Ilha de Córsega
Ilha é ilustre diante do nascimento de Napoleão Bonaparte ter acontecido lá
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.