Notícias

Freira de 67 anos é campeã mundial de taekwondo

Franciscana que se apaixonou pela arte marcial na adolescência para autodefesa, em abril venceu o campeonato internacional de sua categoria

Escrito por Redação A12

30 MAI 2022 - 13H45 (Atualizada em 30 MAI 2022 - 15H52)

Desmond Wee

"Sempre fui pequena. Se posso correr e chutar, não preciso carregar uma arma para me defender. Eu sou a arma!", disse a irmã Linda, de 67 anos, como é conhecida, que tem cerca de 1,50m de altura e pesa menos de 50kg. 

A freira continuou a se aprimorar no taekwondo, modalidade que começou a praticar na adolescência, mesmo quando ingressou nas Missionárias Franciscanas da Divina Maternidade, aos 43 anos de idade.

Leia MaisCatólico, homem mais velho do mundo manteve vida de oraçãoPessoa mais velha do mundo, freira francesa morre aos 118 anos
Em entrevista ao jornal TNP Straits Times, de Singapura, Linda não vê contradição entre a modalidade e sua vida religiosa.


“O poomsae [uma sequência de movimentos do taekwondo] é uma forma de arte e, para mim, é como uma dança. Não é violento, e o lema do taekwondo é ‘a paz é mais preciosa do que o triunfo’”.

Curiosamente, ela recorre à oração para o Santo da sua ordem para explicar:

"São Francisco orou: ‘Fazei de mim um instrumento de vossa paz’. O taekwondo me permite chegar às pessoas em uma língua que não seja a igreja”, disse.

Campeã do Mundo

Em abril deste ano, a detentora da faixa preta se tornou a primeira mulher de Singapura a conquistar uma medalha de ouro no Campeonato Mundial de Taekwondo Poomsae, na Coreia do Sul. Ela venceu outras seis competidoras de sua categoria, tornando-se campeã mundial na faixa acima de 65 anos.

Ao conquistar o impressionante título, Irmã Linda compartilhou:

“Senti-me no topo do mundo ao atingir um marco importante em minha jornada no taekwondo. Me senti ótima, já que esta é a primeira vez que Singapura ganha uma medalha de ouro – e também tive um grande sentimento de gratidão a Deus”, falou.

Desmond Wee
Desmond Wee

Uma história de lutas

Linda, desde muito jovem já queria a vida religiosa, mas relutou contra sua vocação, pois sua mãe estava preocupada em “perder uma filha”, e levou mais de 10 anos para aceitar sua decisão. Mas, a irmã atleta explicou:

“Ia a todas as festas e fazia todos os esportes, mas havia um vazio em mim. Eu continuava a sentir que Deus estava me chamando e só encontrei a paz depois que me juntei às irmãs, relatou.

Enquanto religiosa, a irmã ficou por 17 anos na Inglaterra trabalhando em um convento, e três anos trabalhando como administradora em um hospital no Zimbábue. Entretanto, desde 2007, quando estava trabalhando com crianças que sofriam de câncer, que ela começou a levar mais a sério sua paixão pelo esporte. De fato, a Federação do país estava ensinando taekwondo às crianças que lutavam contra o câncer em um hospital de Singapura. Ela passou, então, a treinar mais, a fim de ajudar a ensinar as crianças.

“Depois que vi senhoras de cabelos grisalhos competirem, pensei que queria treinar para representar Singapura, pois tenho muito orgulho de ser singapuriana”, disse a irmã Linda, que agora coordena o trabalho missionário das irmãs Franciscanas em Singapura.

A campeã mundial teve que treinar três vezes por semana para a sua última competição, e embora ela tenha sentido algumas dores, insiste que a idade não é um problema. A religiosa, que normalmente estaria além da idade da aposentadoria, não parece querer pendurar sua faixa preta tão cedo. Aos sábados, ela treina crianças e serve de exemplo para elas.

Desde sua primeira competição em 2011, ela esteve em mais de 25 competições internacionais e ganhou mais de 30 medalhas, incluindo uma medalha de bronze no Campeonato Mundial de Taekwondo Poomsae de 2018.

Fonte: TNP Straits Times

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...