Notícias

Freiras italianas jogam futebol e organizam Liga Nacional

Irmãs jogadoras de diferentes regiões competem entre si, evangelizando através da bola nos pés

Escrito por Alberto Andrade

02 MAI 2022 - 15H20 (Atualizada em 03 MAI 2022 - 08H30)

Agência EFE

Em um campo de futebol society em Roma, capital italiana, várias jogadoras fazem o trabalho de aquecimento, se preparando para a partida. Isso seria comum, se não fosse o fato das atletas serem freiras, e no lugar dos tradicionais hábitos vestirem uniforme verde e amarelo e chuteiras, assim retomando sua paixão pela bola rolando.

Leia MaisFreiras que jogam futebol viralizam na internet

A Irmã Emilia Jitaru, de 52 anos, da Congregação das Mestras Pias Venerini, é uma das jogadoras mais experientes e redescobriu a paixão pelo futebol, esporte pelo qual ela não é apenas apaixonada, mas também praticou profissionalmente na seleção feminina da Romênia quando tinha apenas 18 anos.

“Pensei que, quando fiz os votos aos 23 anos, tinha pendurado as chuteiras para sempre”, disse ela à agência espanhola EFE em entrevista durante uma pausa nos treinos.

Emilia faz parte do Sister Football Team, equipe fundada e treinada por Moreno Buccianti, que em 2015 já tinha criado um time de futebol para padres.

No ano passado, em plena pandemia, Buccianti decidiu que era hora de reunir um grupo de freiras apaixonadas pelo jogo. Atendendo ao seu chamado, 18 freiras de toda a Itália e de várias ordens se juntaram para jogar um novo campeonato: A Liga Nacional de Freiras, na qual as quatro equipes de freiras existentes de toda a Itália "competem sempre com o objetivo solidário de ajudar em diferentes campanhas beneficentes", acrescenta o treinador.

“Nosso campeonato é diferente porque somos freiras de ordens distintas, o que não é fácil, mas temos um objetivo, evangelizar, porque mesmo estando competindo, estamos jogando para Cristo, nosso maior seguidor”, diz Irmã Emilia.

Valore Sportivo - Italia
Valore Sportivo - Italia


Para as atletas, o projeto vai além de competir, elas vivem o futebol como uma oportunidade de experimentar juntas um esporte que as ajuda a se conectarem com Deus e como consequência, evangelizar através da bola.

“A naturalidade das freiras jogando futebol é um testemunho de que juntas podemos construir a solidariedade e o bem, e eu acho que isso é um testemunho do Evangelho”, diz a Irmã Lara, que ama jogar bola desde pequena.

O novo torneio será realizado em Assis, um primeiro passo com o qual o idealizador e treinador Buccianti espera acelerar o ritmo para começar a organizar torneios mais solidários.

Assista o vídeo da Agência EFE sobre as freiras jogadoras:


Fonte: Agência EFE

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...