Notícias

GenFest: Organizações e comunidades podem se inscrever para receber voluntários

Conheça algumas das instituições que já se inscreveram para receber voluntários

Escrito por Laís Silva

04 DEZ 2023 - 16H04 (Atualizada em 09 JAN 2024 - 14H48)

Assessoria GenteCom / Divulgação

O GenFest se prepara para iniciar sua primeira fase, a “Ação Social”. Organizações da Sociedade Civil (OSC) e Comunidades Sem Fins Lucrativos podem se inscrever, até o dia 10 de janeiro de 2024, para receber jovens do mundo todo como voluntários em suas “cidades-sede”.

O evento já conta com mais de 35 Organizações e Comunidades já abriram cerca de 600 vagas para os jovens atuarem como voluntários durante 5 dias, em julho do próximo ano. O intuito é ampliar o número de vagas para 1.000, para que voluntários atuem no setor de Meio Ambiente, Artes, Cultura, Governança, entre outros.

Essas organizações sem fins lucrativos são fundamentais para promover mudanças em diversas áreas e tem um impacto positivo na sociedade.

A região Sudeste do país já registra um número maior de entidades participantes, destacamos aqui três destas entidades, uma do Rio de Janeiro e duas no estado de São Paulo.  Leia MaisJovens ainda podem se inscrever com valor promocional para o Genfest

Casa do Menor São Miguel Arcanjo (Nova Iguaçu/RJ) - Fundada pelo padre Renato Chiera, há 30 anos, a Casa do Menor surgiu para combater a violência no Brasil. 

A instituição ajuda crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em situação de risco, fornecendo programas de acolhimento e desenvolvimento comunitário, com meta de promover a inclusão e incentivar o protagonismo destas pessoas.

AFAGO (São Paulo Capital) - Começou em 1978, quando um grupo de amigos decidiu realizar atividades com crianças da comunidade Favela da Pedreira nos finais de semana, inspirados pela unidade e apelo de Chiara Lubich, idealizadora dos Focolares. Mais tarde, eles propuseram a construção de casas em mutirão para substituir os barracos de madeira, papelão e lata. 

A instituição tem proporcionado oficinas, jogos e brincadeiras, passeios, festas cívicas e folclóricas para mais de 3.417 participantes e suas famílias, com o intuito de promover a educação, a cultura e o lazer. Além disso, a organização oferece atividades de iniciação profissional por meio de cursos de informática, rotinas administrativas e beleza. 

ANSPAZ- Associação Nossa Senhora Rainha da Paz (Itapetininga/SP) – Por meio da vontade de ajudar crianças e jovens que se encontravam pelas ruas de São Paulo, padre Giuseppe Sometti, italiano, acabou cercando-se de voluntários e pessoas dispostas a abraçar a causa dos pequenos.

A organização trabalha com crianças, adolescentes e adultos em situação de risco, incluindo toxicodependentes e pessoas que buscam um novo sentido para suas vidas. Eles se dedicam especialmente às crianças, ajudando-as a evitar drogas e outros desvios de personalidade, guiando-as para uma cidadania responsável e ajudando-as a recuperar a própria dignidade e confiança em si mesmos, vivendo a regra de ouro

Inscrições:

Após a inscrição, organizadores do Festival entrarão em contato para finalizar o cadastro dos interessados.

Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível aqui

O evento será realizado em três fases

A primeira fase é a da ação social. Já a 2ª fase será o Evento Central, marcado para os dias 19, 20 e 21 de julho de 2024, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida. O evento conta com momentos de celebração e atividades educativas, sociais, culturais e artísticas. Leia MaisSeja voluntário no GenFest, festival internacional de jovensJovens realizam campanha para participarem do Genfest 2024

A 3ª e última fase do Genfest acontece nos dias 21 a 24 de julho, também em Aparecida, com a realização de encontros, workshops e trocas de experiências.

O objetivo é criar redes de atuação em diferentes âmbitos da atividade humana, chamados de Caminhos Pathways, para continuar promovendo o GenFest e a construção de um mundo mais unido.

O Genfest

O festival, dividido em 3 fases, é destinado para jovens e acontece pela 1ª vez no Brasil, em julho de 2024, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, na cidade de Aparecida.

O GenFest é organizado pelos Movimentos dos Focolares. Trata-se de um movimento que busca promover uma cultura de fraternidade em todos os setores da vida, sejam eles civil, econômico, cultural ou político.

Fonte: GenteCom

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...