Na noite de sexta-feira (6) para sábado (7), a região dos Altos Pirineus, no sudoeste da França, foi atingida por chuvas torrenciais, fazendo com que as águas do rio Gave de Pau, que beira o santuário, subissem.
Leia MaisNossa Senhora de Lourdes: "Eu sou a Imaculada Conceição"A gruta de Massabielle e o santuário de Lourdes foram parcialmente inundados. As portas do santuário permaneceram abertas, mas a gruta foi temporariamente fechada e a missa programada para as 10h da manhã de sábado foi cancelada.
Já na tarde do sábado, após o risco de inundação ser suspenso, as celebrações foram retomadas nos horários habituais em todas as basílicas e locais de culto do santuário, começando com o rosário das 18h na gruta.
Nenhuma romaria foi cancelada, e as Capelas de Luz foram reabertas no domingo (8). Entretanto, a infiltração nas piscinas exigiu uma limpeza completa e uma verificação das instalações, o que resultou no adiamento da reabertura total.
“Graças aos esforços das equipes do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, a gruta foi limpa e reaberta aos peregrinos”, diz o site do santuário.
Em sua visita apostólica em Papua-Nova Guiné, o Santo Padre expressou sua preocupação com as enchentes que atingiram Lourdes e seus arredores.
História da devoção mariana
A singularidade de Lourdes está intimamente ligada à experiência mística da jovem Bernadette Soubirous, cuja história está ligada a uma aparição da Virgem Maria, que a ela revelou o amor de Deus e afirmou o dogma definido em 1854 pelo Papa Pio IX.
Certo dia, Bernadette, com sua irmã mais nova e uma amiga, estava recolhendo lenha na região da gruta de Massabielle, e, por um momento, afastou-se das outras meninas, ficando próxima à gruta. Nesse momento, ao sentir um forte vento, ela virou-se e percebeu que, dentro da gruta, encontrava-se uma mulher vestida de branco, com um rosário nas mãos; era a Virgem Maria se manifestando a ela.
Revelando-se a simples camponesa, analfabeta e possivelmente alheia ao dogma proclamado na cúria romana, Maria, expressando em linguagem local, lhe disse: “Eu sou a Imaculada Conceição”.
Era dia 11 de fevereiro de 1858. O testemunho da jovem foi averiguado pelas autoridades eclesiásticas, e diante dos sinais maravilhosos que passaram a acontecer em Lourdes, a Igreja confirmou a veracidade dos fatos e desde então, centenas de milhares de devotos cristãos encontram nessas paragens acalanto e força para seguir a jornada da vida.
A Gruta de Massabielle, com sua fonte de água, é o lugar mais visitado de Lourdes. Uma fila de devotos passam silenciosos diante da Virgem, tocam a fria rocha, fazem suas orações e acendem suas velas. Alguns devotos, confiantes na força curativa da fé, tomam banho nas frias águas que brotam da rocha, e muitos, que ali entram sem esperança, saem daquelas águas renovados, no corpo e na alma.
Rodrigo Alvarez relata sobre a devoção à Santa Bernadette
Fonte: Vatican News/Santuário de Lourdes
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.