Em 2024, a Igreja no Brasil celebra seis décadas da iniciativa que durante toda a Quaresma expressa a caridade e a solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.
Assumida pelas Igrejas Particulares, a Campanha da Fraternidade é constituída por três valores: a comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; a conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho e a partilha como visualização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (1Ts 1,3).
Leia MaisCNBB lança materiais da Campanha da Fraternidade 2024CNBB divulga projetos beneficiados pela Campanha da FraternidadeAs ações de solidariedade já tinham sido iniciadas em caráter regional desde 1960, por iniciativa três padres que trabalhavam na Cáritas Brasileira e planejaram uma campanha para arrecadar recursos a fim de financiar as atividades assistenciais da instituição.
A sugestão desta arrecadação foi aceita por Dom Eugênio de Araújo Sales, que realizou a campanha na Arquidiocese de Natal em 1962, com a adesão de três dioceses e um apoio financeiro dos bispos norte-americanos. No ano seguinte, 16 Dioceses do Nordeste promoveram a iniciativa, gerando uma eficiente experiência pastoral, fato que repercutiu em todo o Brasil.
E há exatos 60 anos, em 26 de dezembro de 1963, o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Helder Câmara, enviou uma carta circular a todos os bispos comunicando que a Campanha da Fraternidade de 1964 seria em âmbito nacional e teria como tema “Lembre-se você também é Igreja”. A proposta recebeu a adesão de 70 das 184 dioceses instaladas no país até aquele momento.
E para celebrar este ano importante, o departamento de comunicação da CNBB dá início a um trabalho de recuperação da história desta campanha, incluindo documentos e momentos importantes de sua consolidação em paróquias e comunidades em todo o país. Junto ao Centro de Documentação e Informação, a CNBB divulgou a carta enviada por Dom Helder, definido como o registro de nascimento da Campanha da Fraternidade no momento em que ela assume um caráter nacional. O documento pode ser visto neste link.
“Os grandes resultados que se esperam da Campanha são: lembrar os fiéis que eles são Igreja (fazer entender, de modo prático e definitivo, o erro de imaginar que a Igreja são só os bispos e os padres), levar os fiéis a ser responsáveis pelas obras de apostolado e pelas obras sociais mantidas pela Igreja, tornar conhecido o trabalho apostólico e social da Igreja”, foram alguns itens levantados por Dom Helder.
A Campanha da Fraternidade do próximo ano tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8), inspirados a Encíclica do Papa Francisco, a Fratelli Tutti, refletindo a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo.
.:: Saiba 10 curiosidades sobre a Campanha da Fraternidade
Fonte: CNBB
Nossa Senhora e os santos fazem milagres?
Os milagres são sinais do poder e bondade de Deus, intervenções extraordinárias que não podem ser explicadas pelas leis da natureza, mostrando que Deus está presente no mundo.
A queda da monarquia no Brasil e a instauração do regime republicano
Conheça os acontecimentos que levaram à queda da monarquia no Brasil e à proclamação da República em 1889, marcando uma nova era política.
Somos “servos inúteis”?
A expressão "servos inúteis" significa reconhecer, acima de tudo, que somos dependentes de Deus e de seu agir. Leia mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.