No dia 31 de maio de 1931, Nossa Senhora Aparecida, já Rainha, foi proclamada Padroeira do povo brasileiro em cerimônia realizada no Rio de Janeiro (RJ), que na época, era capital federal. Foi a primeira vez que a imagem da Mãe saiu da cidade de Aparecida.
Leia MaisCuriosidades sobre a proclamação da Mãe Aparecida como Padroeira do Brasil150 anos da proclamação de Santo Afonso Doutor da Igreja
O título de Padroeira
A proposta de pedir para a Santa Sé a proclamação de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil aconteceu em setembro de 1929. O Cardeal Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra, arcebispo do Rio de Janeiro e o reitor do Santuário, Padre Antão Jorge Hechenblaickner apresentaram o pedido aos bispos presentes no Congresso Mariano, que foi realizado em Aparecida, nos 25 anos da Coroação da Mãe Aparecida como Rainha do Brasil. Em 16 de julho de 1930, o papa Pio XI assinou o decreto que proclamou Nossa Senhora Aparecida padroeira da nação.
A grande festa
O mês de maio de 1931 foi escolhido para a grande festa da proclamação. Foram programadas atividades festivas de 17 a 24 de maio nas paróquias e de 24 a 31 de maio, nas dioceses. Na noite do dia 30 de maio, a imagem seguiu de Aparecida para o Rio de Janeiro nas mãos do Arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva.
A historiadora Tereza Pasin, em entrevista ao A12 , deu detalhes da celebração.
"E a festa foi maravilhosa! A imagem foi levada de trem, com quatro vagões: o primeiro foi transformado numa capela e os outros três levaram os convidados. E assim, a viagem que deveria levar seis horas, levou dez. E as pessoas, sabendo que o 'trem de Nossa Senhora Aparecida' ia passar, foram às estações, onde o trem parou em todas elas.”, relatou.
Na manhã do dia 31, o clero e muitos fiéis recepcionaram a imagem na estação D. Pedro II, no Rio de Janeiro, atual Central do Brasil. Ela foi levada em carreata até a igreja de São Francisco de Paula, para uma missa campal.
A Consagração Solene de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil aconteceu na Esplanada do Castelo, na Baía de Guanabara. Entre os participantes da celebração estavam: o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, o ministro Oswaldo Aranha, o núncio apostólico Dom Aloísio Masella, o arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, o Cardeal Dom Sebastião Leme.
"Dom Leme deu a Nossa Senhora Aparecida o título de Padroeira do Brasil. No dia seguinte, enviou um telegrama ao Papa, informando a presença de 1 milhão de pessoas, o que era incrível para aquela época!”, disse Tereza Pasin.
Os jornais daquele tempo detalham “uma densa multidão” na recepção da Imagem. O número equivalia a toda a população carioca naquele ano. Foi o maior encontro católico brasileiro da época.
Em 30 de junho de 1980, o Governo Brasileiro reconheceu, civilmente, Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil. A Lei 6.802 declarou o dia 12 de outubro como feriado nacional “para culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil”.
::Relembre como foi a Missa em Ação de Graças aos 90 anos do Título de Padroeira do Brasil em maio de 2021
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.