Juan Vicente Pérez Mora, de 114 anos, reconhecido pelo Guinness Book como o homem mais velho do mundo, morreu nesta terça-feira (2).
Ele nasceu em 1909, na cidade de El Cobre, no estado de Táchira, na Venezuela, e morou na mesma região até o fim de sua vida.
Junto ao grande amor de sua vida, Ediofina del Rosario García, falecida aos 81 anos, teve 11 filhos, 41 netos, 18 bisnetos e 12 tataranetos.
Mas qual deve ser o segredo dessa longevidade?
Além da alimentação saudável e sempre ter tido boa saúde, a fé manteve a vida ativa do homem mais velho do mundo. Mesmo já sem visão, Juan comia sozinho, e de manhã sempre preferia comer as tradicionais arepas venezuelanas, tradicional pão sem glúten, recheado com especiarias locais.
Após o café, Pérez era sempre levado ao pátio de sua casa para tomar sol e depois o levam para o quarto, onde passava parte do dia rezando, com um rosário branco que esteve sempre nas mãos.
Juan foi um homem muito espiritual ao longo de sua vida, católico e obediente aos preceitos da Igreja. Até os 103 anos, ele participava frequentemente da Santa Missa em sua paróquia de origem, a San José de Bolívar.
Seus últimos aniversários, segundo explicaram familiares à agência EFE, foram celebrados com liturgias católicas e refeições crioulas, tudo dentro de sua residência, onde morava com parentes e sob os cuidados de médicos.
Segundo o World Guinness Records, o segredo de Juan Vicente para uma vida longa era “trabalhar duro, descansar nos dias de folga, ir para a cama cedo, além de amar a Deus e sempre carregá-lo em seu coração”.
“Muitos, muitos”, ele respondeu quando perguntado quantos rosários ele reza por dia entre as refeições. E realmente são muitos, pois não solta seu terço. Na hora de dormir, Pérez tinha um altar ao lado direito da sua cama com várias imagens de santos, que reforçavam a sua espiritualidade.
Em entrevista ao jornal venezuelano La Nación em 2022, Nélida Pérez relatou que ter seu pai vivo com esse recorde foi uma bênção de Deus.
“Deus tem isso para nós como um objetivo, como algo muito sagrado. Nos sentimos abençoados e pedimos a Deus por sua saúde e que o deixe conosco por muitos mais anos. É o maior orgulho que todos nós temos em nossa família”, disse emocionada.
Juan Vicente tinha saúde e memória excepcionais. Ele se lembra de sua infância, de seu casamento, do nome de seus irmãos, filhos e netos. Ele adorava estar rodeado de familiares e amigos contando histórias e conversando sobre coisas interessantes.
:: Como deve ser a nossa conexão com os idosos?
Fonte: La Nación
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.