Notícias

Igreja celebra a Semana Nacional da Família

Até sábado (17), comunidades e paróquias ressaltam a importância da vocação familiar e do serviço de evangelização nos lares

Escrito por Redação A12

12 AGO 2024 - 15H49 (Atualizada em 12 AGO 2024 - 16H34)

Arquidiocese de Paraíba

Desde o domingo (11), a Igreja no Brasil realiza mais uma vez a Semana Nacional da Família, iniciativa que há mais de 30 anos aproxima pais, mães, filhos e filhas para rezar juntos e em comunidade.

Até este sábado, 17 de agosto, durante as missas são refletidos pontos importantes para a vocação familiar e do serviço de evangelização às famílias. O tema escolhido para este ano é “Família e Amizade”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024, que abordou “Fraternidade e amizade social”.

“Acreditamos que é na família que construímos os melhores amigos e também onde aprendemos os valores básicos da vivência social. Desejo que todas as famílias possam fazer uma experiência profunda de amizade, especialmente com aqueles que estão mais próximos, para poder viver também uma profunda e intensa amizade com Deus, disse o bispo eleito de Ponta Grossa (PR) e presidente da Comissão Vida e Família da CNBB, Dom Bruno Elizeu Versari.

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), responsável por animar a celebração desta Semana, deseja favorecer a oportunidade das famílias vivenciarem momentos de oração, de confraternização e de visitas aos que estão afastados. “O importante é despertar junto com os filhos, junto com a família e em famílias a importância da amizade. Que possam fazer um momento de alegria e de convivência aí na sua comunidade!”, finalizou Dom Bruno.

Arquidiocese de Paraíba
Arquidiocese de Paraíba


As propriedades do Matrimônio e da Defesa da Vida

O secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers participou do 3º Simpósio Teológico sobre Matrimônio e Família promovido pelo Seminário Arquidiocesano da Paraíba, encerrado no dia 10 de agosto.

Dom Ricardo contribuiu com conferências onde falou sobre a indissolubilidade do matrimônio, da fidelidade conjugal, paternidade e maternidade responsáveis e da defesa de cada vida humana desde a sua concepção.

O bispo auxiliar de Brasília (DF) relembrou as manifestações bonitas, como as feitas pela Pastoral Familiar no Brasil, e outras iniciativas de grupos, movimentos, dioceses, que investindo na família dão respostas proporcionais às contraposições da sociedade e dos valores que a Igreja Católica acredita.

“Casar não é um ato em si, mas é um processo de maturidade espiritual que vai se consolidando a cada passo com o tempo. Isso só é possível à medida que você está disposto com quem você ama a progredir e estão abertos a deixar a graça de Deus agir, porque só pelas forças humanas nós não conseguimos, pois somos muito volúveis, indisciplinados e desconfiados de tudo”.

Sobre o tema “Amor e sexualidade no Matrimônio: o dom da fidelidade” o religioso ensina que falar em fidelidade é falar acima de tudo das propriedades do matrimônio. Na oportunidade, tratou sobre o contexto da vida sexual, do corpo, templo do Espírito Santo, e a consequência deste corpo nas mãos de Deus, que conduz à fidelidade.

“Quando falamos em indissolubilidade, fidelidade e abertura à vida, nós estamos falando de um mesmo e importante caminho que é revelado por Deus. Deus fez homem e mulher e que o homem não separe o que Deus uniu”, disse.

.:: 6 afirmações católicas para as famílias

Fonte: CNBB/Portal Vida e Família

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...