Dia 14 de junho, dia de Nhá Chica, a leiga de Baependi (MG), a "Mãe dos pobres”, a primeira beata do Sul de Minas.
Francisca de Paula de Jesus, nasceu em Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João del-Rei (MG), chegou em Baependi acompanhada por sua mãe e seu irmão Teotônio. Perdeu sua mãe aos dez anos, ficando sozinha com seu irmão, sob a proteção de Nossa Senhora da Conceição. Não se casou e viveu uma vida casta e dedicada a Deus e ao próximo.
Ainda muito jovem, era procurada por todos os que necessitavam de conselhos e orações, ela atendia todos, sem descriminação. Era chamada por muitos de “santa”, mas quem perguntava quem ela realmente era, sempre respondia: “É porque eu rezo com fé".
Atendia a todos com muita paciência e dedicação, com exceção as sextas-feiras, pois era o dia em que ela reservava para o trabalho doméstico e também o dia de penitência em oração, recordando a Paixão e a Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Nhá Chica compôs uma novena para Nossa Senhora da Conceição e construiu ao lado de sua casa uma pequena igreja, onde ficava uma imagem da santa que era da sua mãe, diante dela, rezava para todos aqueles que buscavam por ela. Atualmente essa Imagem, se encontra na sala da casinha onde ela viveu, sobre o Altar da antiga Capela.
Conhecendo a história de Nhá Chica é possível aprender com ela. O A12 conversou com o jornalista e escritor Marcio Campos, autor do livro, Beata Nhá Chica – O milagre da “Santa” brasileira, que contou qual a mensagem a história da Beata nos passa.
“A primeira mensagem, e mais forte de todas, que Nhá Chica nos transmite é que a oração é estruturada na Fé. É nesse sentimento que devemos nos agarrar quando rezamos. Por isso, ela dizia: as coisas acontecem porque rezo com Fé”.
Rezar com fé é acreditar fielmente na vontade de Deus para nossas vidas. Ser simples, se dedicar ao próximo e viver uma vida pautada pelo perdão é a essência do que Nhá Chica foi e é um exemplo do que podemos seguir.
“Ser como Nhá Chica é buscar a vontade de Deus na simplicidade e na humildade. Nhá Chica rezava com simplicidade, mas rezava com Fé. Nhá Chica vivia na simplicidade porque tudo que ganhava, dividia com o próximo. Por essa atitude, nossa santa ganhou o título de “a mãe dos pobres”. Filha e neta de mulheres escravizadas, Nhá Chica tinha tudo para se transformar em um ser humano revoltado, mas dá uma lição de vida pautada pelo perdão. Viver como Nhá Chica é viver na Fé, na solidariedade e no perdão”.Leia MaisNhá Chica: livro conta a história da santa de Baependi (MG)Reflexões e ensinamentos de Nhá Chica
O livro de Marcio Campos foi lançado em 2021 e conta a história do primeiro milagre de Nhá Chica e o encontro do autor com o Papa Francisco, quando entregou uma relíquia de Nhá Chica e pediu sua canonização. Ao A12, ele contou como surgiu a vontade de escrever o livro:
“O livro que foi recebido com muito carinho pela Angelus Editora, é meu agradecimento de Graça Alcançada. No passado, os fiéis agradeciam as graças alcançadas publicando em forma de publicidade nos jornais impressos ou imprimindo “milheiros” de oração para distribuir. Eu preferi agradecer com o livro para tê-lo como instrumento de divulgação daquela que merece o título de Santa”.
Marcio viveu a verdadeira experiência da fé: pediu a intercessão de Nhá Chica e sua esposa foi curada. De certa forma, ele seguiu o ensinamento da mesma, rezando com fé e sendo atendido.
“O primeiro milagre de Nhá Chica reconhecido pelo Vaticano nos mostra que a Fé é a esperança de que todos nós precisamos. E a minha esperança, no tratamento de uma doença rara da minha esposa Verônica, foi depositada na intercessão de Nhá Chica. Foi a ela que recorri e por isso também quis que as pessoas soubessem do milagre que ela fez em nossas vidas”.
O jornalista também conta que está otimista com o processo de reconhecimento de outros milagres e que espera que Nhá Chica possa ser canonizada em breve.
“Com todo respeito à Comissão que analisa os milagres dos “candidatos” a Santos, nossa Nhá Chica merece ser canonizada por tudo que já fez. Tenho certeza que em breve a comissão irá reconhecer oficialmente mais um milagre com todos os requisitos necessários. Importante lembrar que a participação dos fiéis nesse momento é muito importante. Cada um que recebe uma graça, precisa registrar no Santuário em Baependi para que a Igreja dê o devido encaminhamento”.
Deus nosso Pai,
vós revelais as riquezas do vosso Reino aos pobres e simples.
Assim agraciastes a Bem-Aventurada Francisca de Paula de Jesus,
Nhá Chica, com inúmeros dons: Fé profunda, Amor ao próximo e Grande Sabedoria.
Amou a Igreja e manteve uma terna devoção à Imaculada Conceição.
Por sua intercessão, concedei-nos a graça de que precisamos (pedir a graça).
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.