Notícias

Igreja na América Latina se une em oração pelas vítimas de abuso

Redes sociais do CELAM vão transmitir o momento oracional nesta terça (19) às 20h

Escrito por Redação A12

19 NOV 2024 - 14H23 (Atualizada em 19 NOV 2024 - 15H38)

Shutterstock

Uma em cada oito mulheres no mundo foi vítima de abuso sexual antes dos 18 anos, segundo dados divulgados pela Unicef em 2024. Isso representa mais de 370 milhões de jovens e mulheres. Somente na América Latina e no Caribe, o número de vítimas chega a 45 milhões.

Leia MaisCNBB publica nota contra a violência no Rio de JaneiroPapa Francisco condena violência a cristãos no Congo Em sintonia com o apelo do Papa Francisco, a Igreja Católica no Brasil, através do Núcleo Lux Mundi (ligado à CRB Nacional e à CNBB), promove nesta terça-feira (19) o Dia Internacional de Oração pelas Vítimas e Sobreviventes de Abusos.

Promovida por grupos da Igreja Católica na América Latina, a iniciativa envolve 16 países e o evento será ao vivo pelo canal Celam TV no YouTube, às 20h (horário de Brasília), e alcançará simultaneamente mais de 15 países da América Latina e Caribe e também será transmitida pelo Facebook do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho e também neste link.

CELAM
CELAM


“Participe, convide a todos da sua comunidade, compartilhe nas suas redes e vamos, nesta corrente de amor, abrilhantar a nossa oração por todos que sofreram e sofrem abusos”, diz o Núcleo Lux Mundi em publicação divulgada nas redes sociais.

O Dia de Oração reafirma o compromisso da Igreja de oferecer acolhimento e cuidado às vítimas, inclusive de crimes cometidos na instituição. No mês passado, durante a Segunda Sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, o Papa expressou vergonha pelos pecados cometidos pela Igreja, pediu perdão a Deus e às vítimas, e destacou a importância da reconciliação para restaurar a confiança e “curar as feridas que não param de sangrar”.

O Núcleo Lux Mundi é um escritório de auxílio na organização dos trabalhos de instalação das comissões diocesanas para a proteção de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis nas estruturas pastorais do Igreja Católica do Brasil, dioceses e congregações religiosas, apoiado pela CRB Nacional e CNBB. A criação do núcleo atende a solicitação do Papa Francisco em sua Carta Apostólica em forma de Motu Proprio Vos Estis Lux Mundi (“Vós sois a luz do mundo”).

Fonte: CELAM/CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...