O Brasil, mas especificamente o estado do Pará, está se preparando para sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro de 2025.
Segundo estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), espera-se que mais de 40 mil visitantes participem dos dias principais da Conferência. Desses, cerca de 7 mil farão parte da “família COP”, composta por equipes da ONU e delegações dos países membros.
O encontro é de extrema importância para discutir e debater temas que envolvem a sustentabilidade, mudanças climáticas, além de pensar em soluções que contribuem com o cuidado com os povos e com a Casa Comum. Leia MaisComo ser um peregrino e cuidador da Casa Comum?Dom Leonardo Steiner alerta sobre o dever de cuidarmos da Casa Comum
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que a COP acontecendo no Brasil, traz ainda mais relevância para os temas que serão discutidos.
“Agora nós vamos discutir a importância da Amazônia dentro da Amazônia. Nós vamos discutir a questão indígenas, vendo os indígenas. Nós vamos discutir a questão dos povos ribeirinhos, vendo os povos ribeirinhos e vendo como eles vivem”.
A Igreja no Brasil já desenvolve diversos trabalhos em busca do cuidado com a Casa Comum, além de mostrar constantemente preocupação com os problemas que o país vem enfrentando, não só com as catástrofes climáticas, mas também com as queimadas que atingem o país.
Diante desta preocupação e desta participação ativa, o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, recebeu a coordenação da articulação rumo à COP 30. A reunião visou contextualizar quais os próximos passos e o cronograma das atividades de formação e mobilização da Igreja para a conferência, deste e do próximo ano.
Durante o evento, foram apresentadas duas novas colaboradoras contratadas pela articulação: Rocheli Koralewski e Jaqueline Bertoldo, que atuará como secretária da articulação. A Coordenação da Articulação Igreja rumo à COP 30 continuou sua reunião na sede da CNBB à tarde, organizando os grupos de trabalho que levarão adiante as ações da articulação até a Conferência.
A coordenação também está realizando visitas às instituições que fazem parte da articulação. Os membros da coordenação são: padre Dário Bossi, irmã Irene Lopes, Melillo Diniz do Nascimento e Eduardo Nischespois Scorsatto.
Fonte: gov.br / CNBB
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.