Este ano, os brasileiros vão às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Em anos eleitorais, é comum surgir debates sobre a importância do voto.
O voto só tem valor se for consciente, ou seja, se cada pessoa entender a situação atual do país e do município, os problemas de desigualdade, economia, e outros temas que afetam a população diariamente.
Pensando nisso, fizemos uma parceria com a Editora Ideias & Letras para apresentar semanalmente livros que abordam temas importantes e ajudam a formar uma visão crítica, especialmente na hora de escolher políticos. Leia MaisCNBB apresenta cartilha de orientação política sobre as eleiçõesEspecial Eleições: Painel de Editorialistas
O primeiro livro da série é “Declínio da Vida em Sociedade e o Brasil no Início do Século XXI” de Marcio Pochmann, economista, pesquisador, professor e presidente do IBGE. A obra oferece uma análise das mudanças sociais, econômicas e políticas que o Brasil enfrentou nas últimas décadas, ajudando o leitor a entender o contexto atual do país, cheio de desafios.
Pochmann explora como a aceleração do tempo histórico e as mudanças econômicas afetam a estrutura social e política do Brasil. Ele também aborda a era digital, suas implicações e desigualdades, como a exclusão digital e o acesso à tecnologia, que moldam o mercado de trabalho e as condições de emprego.
O autor discute a nova natureza do subdesenvolvimento e da dependência externa, temas ainda relevantes para o Brasil na globalização. Além disso, examina as condições atuais do ciclo político brasileiro.
Outro ponto abordado é a relação entre capital e trabalho, que está em constante mudança, com o aumento do trabalho informal e a precarização das condições de emprego. Politicamente, o Brasil vive um período de intensa polarização, com debates acalorados sobre o papel do Estado, políticas públicas e direitos sociais.
Diante de tantas informações e discussões sobre problemas externos que afetam o cotidiano de toda a população, é preciso saber como nossas ações influenciam o todo. Por este motivo a reforçamos a importância do voto e também de nossas ações diárias.
Papa Francisco recentemente participou de um workshop da Pontifícia Academia das Ciências, voltado para encontrar soluções para a crise da dívida no Sul Global e na ocasião falou sobre nossas condutas éticas e ações solidárias.
E enfatizou que “a construção de um mundo melhor se dá por meio de ações em conjunto e que essa responsabilidade consciente impacta na vida de muitos irmãos e irmãs famintos, que estão inseridos em um contexto de exclusão social”.
Por isso, reforçamos a ideia de que para votar de forma consciente, é preciso conhecer a fundo cada tópico, analisar debates e buscar argumentos que agreguem conhecimento e beneficiem os municípios e o país.
Jesus: Rei da verdade, da misericórdia e da compaixão
Cristo reina em nossa vida através do serviço, na doação de Sua vida e no perdão infinito
A revolta da vacina
Revolta da Vacina completou 120 anos em 2024, expondo tensões sociais e políticas no Brasil de 1904. Reflexões ainda ecoam hoje.
Plenária do Dicastério discute IA e educação
Plenária do Dicastério da Cultura e Educação aborda inteligência artificial e ética, com participação do Papa Francisco e especialistas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.