Notícias

Irmã Rosita Milesi é homenageada pela ONU com o Prêmio Nansen

Prêmio Nansen é comparado ao Nobel das Nações Unidas e já foi concedido a figuras como Angela Merkel e Eleonor Roosevelt. O reconhecimento internacional destaca pessoas e instituições que trabalham na proteção de refugiados ao redor do mundo.

Escrito por Redação A12

10 OUT 2024 - 11H37 (Atualizada em 10 OUT 2024 - 11H55)

Ontem, 9 de outubro, foi anunciado que a Irmã Rosita Milesi, religiosa Scalabriniana e diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), será homenageada com o Prêmio Nansen 2024. Esse prêmio é concedido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e reconhece aqueles que dedicaram suas vidas a ajudar refugiados em todo o mundo. A cerimônia de entrega acontecerá no dia 14 de outubro, em Genebra, Suíça.

Irmã Rosita trabalha há mais de 40 anos com migrantes e refugiados, algo que ela considera como um chamado de Deus. Ao longo de sua missão, ela sempre buscou acolher e lutar pela dignidade dessas pessoas, especialmente na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, onde seu trabalho ganhou destaque desde 2017.

CNBB
CNBB

O Prêmio Nansen é comparado ao Nobel para o trabalho com refugiados e já foi entregue a pessoas importantes como Angela Merkel e Eleonor Roosevelt. Irmã Rosita é a segunda brasileira a receber essa honraria; o primeiro foi dom Paulo Evaristo Arns, em 1985.

Leia MaisArquidioceses realizam celebrações em honra à Padroeira do Brasil Círio de Nazaré 2024 celebra o poder da oração com MariaAlém de seu trabalho com o IMDH, irmã Rosita lidera o projeto Casa Bom Samaritano, que acolhe migrantes e refugiados venezuelanos em Boa Vista (RR). Desde 2021, mais de 170 famílias foram atendidas, somando mais de 570 pessoas. A Casa faz parte do projeto “Acolhidos por meio do trabalho”, que ajuda esses refugiados a se integrarem em outras regiões do Brasil, especialmente no Distrito Federal, oferecendo oportunidades de emprego.

O projeto é uma parceria entre a AVSI Brasil, o Instituto Migrações e Direitos Humanos, as Irmãs Scalabrinianas, e conta com o apoio do governo dos EUA e da CNBB, que cedeu um espaço em Brasília para o acolhimento dessas famílias.

Irmã Rosita acredita que todo esse trabalho é uma missão de fé, levando adiante o amor ao próximo, especialmente aos mais necessitados, dedicando sua missão à causa dos migrantes e refugiados.

.:: Conheça mais sobre a vida da religiosa em vídeo produzido pela Acnur/ONU!


Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...