Notícias

JMJ: Cinemateca Portuguesa exibe filmes escolhidos pelo Papa Francisco

As sessões fazem parte do Festival da Juventude que acontece na programação da JMJ Lisboa

Escrito por Laís Silva

29 JUN 2023 - 10H34 (Atualizada em 29 JUN 2023 - 12H16)

Copyright / Vatican Media

Os jovens que participarão da Jornada Mundial Juventude já estão contando os dias para embarcar para Lisboa. O maior encontro da juventude católica com o Papa Francisco está marcado para a primeira de semana de agosto, de 1 a 6.

A programação do evento reúne momentos de oração, celebrações, partilha, apresentações culturais e competições esportivas. As apresentações e as atividades esportivas estão dentro da programação do Festival da Juventude.

A Cinemateca Portuguesa divulgou que também estará entre as atividades do Festival da Juventude, exibindo escolhas cinematográficas do Papa Francisco. Leia MaisSaiba como vivenciar a JMJ mesmo à distânciaJMJ: Jovens podem participar do Festival da Juventude

"Ao todo, serão cinco filmes que nos darão a conhecer o gosto cinéfilo de uma figura incontornável do século XXI e que nunca abdicou de revelar o seu lado mais pessoal".

As exibições deste ciclo foram escolhidas tendo referência uma entrevista que o Papa Francisco deu ao jornal L’Osservatore Romano, em 2013, referindo-se a sua antiga paixão pelo cinema e também a importância do cinema como ferramenta de “formação pessoal e espiritual”.

O evento começa com o filme “A estrada”, lançado em 1954, do diretor Federico Fellini, que conta a história de Gelsomina, que é vendida pela mãe para o brutamonte Zampanò, estrela de um número em que arrebenta correntes amarradas em seu corpo. A jovem auxilia Zampanò e passa a também ser apresentar como palhaça, seguindo o estilo de Chaplin. A garota é constantemente maltratada pelo homem, que ainda a agride sempre que tenta fugir. Quando os dois se juntam a um circo, Gelsomina fica encantada com Bobo, provocando ciúmes em Zampanò.

De acordo com a Cinemateca quando o filme foi lançado "causou acirrada polêmica na Europa: a esquerda considerou-o 'reacionário' e acusou Fellini de trair o neorrealismo, ao passo que as vozes oficiais católicas foram extremamente prudentes".

"Rapsódia em agosto", é outra escolha de Papa Francisco, o filme que foi lançado em 1991, foi dirigido por Akira Kurosawa e conta a história de uma mulher idosa que mora em Nagasaki, no Japão, e seus quatro netos que estão passando as férias em sua casa. Lá, eles aprendem sobre a bomba atômica que atingiu o local em 1945 e como o fato acabou matando o avô deles.

Outro filme que está na lista é "A festa de Babette", de Gabriel Axel. O longa conta a história de Babette chega a um vilarejo na Dinamarca, fugindo da França durante a repressão à Comuna de Paris. Ela se emprega como faxineira e cozinheira na casa de duas solteironas, filhas de um rigoroso pastor. Ali ela vive por anos, até que um dia ganha uma fortuna na loteria e, ao invés de voltar à França, ela pede permissão para preparar um jantar em comemoração ao centésimo aniversário do pastor. A princípio, os convidados ficam assustados, temendo ferir alguma lei divina ao aceitar um jantar francês, mas acabam comparecendo e se deliciam com a festa de Babette.

A lista ainda conta com os filmes “Esposos perante Deus”, dirigido por Mario Camerini; e "As crianças olham para nós", de Vittorio de Sica.

Papa Francisco sempre buscou mostrar seu lado humano e pessoal para as pessoas, assistir filmes que estão nas escolhas dele é uma maneira de conhecer ainda mais esse lado do Pontífice.

Fonte: Diário de Notícias / Cinemateca de Portugal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...