A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é o maior encontro de jovens católicos em nível mundial, e neste ano acontece em Lisboa, de 1 a 6 de agosto.
O encontro é uma oportunidade para os jovens vivenciarem uma experiência transformadora de evangelização, missão e testemunho. Por este motivo é necessário que eles se preparem espiritualmente para tudo o que viverão lá.
Alguns patronos da JMJ já são um exemplo de santidade para os jovens, mas também existem outros santos que podem ser fonte de inspiração para viver uma vida dedicada a Deus, encontrar sua vocação e ser exemplo de santidade, como por exemplo, São Luís Gonzaga, padroeiro da juventude e dos seminaristas.
Quando criança foi enviado à cidade de Florença para servir como pajem do grão-duque da Toscana, a partir daí, decidiu fazer um voto perpétuo de virgindade e dedicava seu tempo livre à oração e às leituras espirituais. Aos 10 anos consagrou-se definitivamente a Maria.
Aos 14 anos recebeu a primeira comunhão das mãos do São Carlos Borromeu naquele momento sentiu-se tocado pelas palavras do santo e pela força da Eucaristia, decidindo tornar religioso.
Seu pai tentou de diversas formas mudar a ideia de Luís, não tendo êxito. Seus parentes também tentaram, mas ele dizia: "Busco a salvação! Busquem-na vocês também!". Diante disso, seu pai cedeu e Luís entrou para o Noviciado na Companhia de Jesus em Roma.
Vivendo e estudando em Roma, Luís fazia suas missões e se colocava a disposição de ajudar os irmãos. O país enfrentou diversos surtos pandêmicos, um deles foi uma doença contagiosa chamado ‘tifo’. Ao ver o sofrimento do povo se dispôs a ajudar, até que contraiu a doença e morreu no dia 21 de junho, com apenas 23 anos.
São Luís Gonzaga foi exemplo de humildade, pureza no coração, chamado, vocação e conversão. Por este motivo, se tornou padroeiro da Juventude e dos seminaristas.
Os jovens devem se inspirar na vida de Cristo, de Maria e também nos santos que são exemplos de missionários e de verdadeiros cristãos. São Luís Gonzaga, por exemplo, é um exemplo de um jovem que ouviu o chamado de Deus ainda quando era criança e abdicou de sua fortuna, herança, para se dedicar a vida religiosa.
É importante que os jovens estejam com o coração preparado para ouvir o chamado de Deus e compreender sua missão como cristãos. A JMJ é um momento propício para estarmos com o coração aberto, reafirmar nossa fé e ouvir o chamado de Deus, entender nossa vocação. Principalmente nos momentos de encontro com o Papa Francisco e nos espações dedicados aos confessionários.
A Jornada Mundial da Juventude é o encontro de jovens de todo o mundo como Papa, diante desse momento tão esperado, o Comitê de Organização Local (COL) da JMJ, prepara o palco onde acontecem as celebrações em que o Papa estará presente.
Nesta semana o COL divulgou imagens de como vai ser o palco em que o Papa vai estar na edição de Lisboa, que vai se chamar “Colina do Encontro”.
O espaço foi criado pelo arquiteto João Matos, o palco terá 40 metros de largura e 24 metros de altura, ocupando uma área de 430².
Fonte: A12 / Cruz terra / Vatican News
Evangelho mostra que Deus se manifesta em toda a humanidade
São Mateus narra a adoração dos magos ao Rei prometido por Deus para salvar a todos.
Virgínia Germann, o tocar dos dedos que traduzia a fé
Com deficiência visual, Virgínia foi leitora no Santuário Nacional por mais de 20 anos
Jubileu de Esperança: seja um peregrino a caminho da renovação espiritual
Nossa Senhora é guia dos cristãos nas jornadas de fé durante o Ano Santo de 2025.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.