Desde 20 de outubro, milhares de jovens de todo o Brasil se reuniram para celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ), promovendo a “festa das juventudes”. Este ano, o evento teve como tema “Juventudes na Cultura do Encontro” e o lema “O diálogo nos aproxima e ajuda na construção de um mundo novo”.
Inspirada na encíclica “Fratelli Tutti” e na Campanha da Fraternidade, a celebração do DNJ destacou a importância do diálogo e da amizade social. A Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convocou todos a participar, e as dioceses responderam com diversas atividades, como missas, encontros, momentos de espiritualidade, shows e gincanas. Um subsídio especial foi disponibilizado para preparar os jovens para o evento.
Dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB expressou sua alegria por esta celebração.
“É uma grande alegria de ver a celebração do Dia Nacional da Juventude plantando a semente do diálogo, da amizade social, da fraternidade, do entendimento no coração das juventudes de nosso país”.

Ele ainda falou sobre a missão do jovem na evangelização e afirmou que “As juventudes são esse poliedro lindo e maravilhoso, que forma esta Igreja jovem em nosso país, que evangeliza e semeia a esperança e a paz”.
Diversas dioceses pelo Brasil já realizaram ou estão planejando suas celebrações, com o objetivo de unir os jovens e promover a evangelização. Essas iniciativas visam incentivar a participação ativa dos jovens na construção de uma sociedade mais justa e solidária.
A Arquidiocese de Uberaba, por exemplo, celebrou o DNJ, no último domingo (27), em Araxá. O evento reuniu mais de 1600 jovens no Ginásio do Colégio Dom Bosco, e refletiu o tema “Juventude em Movimento”. O encontro foi organizado pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Uberaba e teve a Paróquia São Domingos de Gusmão como anfitriã.
A Comunidade Católica Colo de Deus foi uma das principais atrações, proporcionando momentos de oração e louvor. A programação incluiu a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto e concelebrada pelo Padre Jonathan Costa. Os jovens também participaram de catequeses e outros momentos de espiritualidade. Antes da missa, houve uma procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas do centro da cidade.
Fonte: CNBB, PASCOM - Paróquia São Domingos de Gusmão - Araxá, MG
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Qual a relação entre Igreja e o Sacro Império Romano-Germânico ?
A formação do Sacro Império Romano-Germânico revela a aliança entre poder religioso e político na Idade Média, tensões internas e impactos duradouros na Europa
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.