O livro Aparecida, do escritor Rodrigo Alvarez, que conta a história de Nossa Senhora Aparecida e já vendeu mais de 400 mil exemplares, terá agora uma versão para o público jovem. Nesta edição a obra conta com ilustrações de Carolina Dieckmann.
O A12 entrevistou o jornalista e escritor, Rodrigo Nascimento Alvarez, autor do livro, que contou como está sendo a adaptação da obra para o público jovem.
“A diferença desta nova edição para o livro original de 2014 é que os textos ficaram mais enxutos, focando nas histórias mais importantes e curiosas, sem perder a essência nem a precisão com relação aos fatos”.
O autor explicou a necessidade da adaptação da obra para uma forma mais leve e curta, deixando de lado os detalhes e sem perder detalhes da história.
“Nesse sentido, a edição ilustrada de Aparecida tem uma leveza digna das propostas que o mestre Ítalo Calvino apresentou em Harvard, quando vislumbrou a literatura moderna como algo que deveria ter rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e coerência (e essas características eu penso que, de uma forma ou de outra, os leitores vão encontrar no novo livro). Claro, quem se aventurar pelas páginas do livro vai sentir também o luxo inspirado que nos trazem as ilustrações da Carol Dieckmann”.
Sobre a parceria com a atriz Carolina Dieckmann, o autor conta que a conheceu em um aniversário de uma amiga e logo descobriu que ela tinha ilustrado um livro infantil escrito por Leo Fuchs. O autor que gostou do resultado do trabalho de Carolina, pensou que ela seria capaz de ter a sensibilidade de recriar as imagens.
“Numa daquelas felizes coincidências da vida, estávamos justamente pensando em quem seria a pessoa ideal para ilustrar a edição juvenil de Aparecida. Pelo tema, eu achava importante que fosse uma mulher, e ela tinha que ser uma muito sensível às questões da modernidade, capaz de sair do óbvio para recriar imagens históricas e atuais com um olhar contemporâneo. Carol tinha todas essas qualidades, e muitas outras. O resultado está em cada uma das ilustrações do livro”.
Rodrigo escreve livros para o público adulto e adaptar histórias para o publico jovem é um desafio, mas de acordo com o autor, a oportunidade veio em um momento importante para sua vida.
“Ao longo dos últimos 14 anos, escrevi livros pensando no leitor adulto, querendo que minhas ideias e histórias lhes chegassem com muita informação e um texto que fosse interessante, divertido, curioso e, sempre que possível, revelador. Agora, quando aceitei o desafio que me foi proposto pelos editores da Petra, fui meio que obrigado (num ótimo sentido) a rever minha forma de me expressar, mudando-a para um outro registro, e isso veio num momento ótimo, quando eu, com três filhos em idade escolar, começava a sentir que era preciso me comunicar também com as gerações nascidas no século XXI”.Leia MaisEvangelize sua criança com 10 livros da Editora SantuárioSantuário lança livro com detalhes artísticos e teológicos sobre a Fachada Norte
Para ele o livro vai ajudar os jovens a entender um pouco mais sobre o Brasil e claro, sobre a fé brasileira.
“A edição ilustrada de Aparecida vai ajudar os nossos jovens leitores a entenderem mais sobre o Brasil, sobre a nossa formação como povo e, especialmente, sobre a santinha de barro, que antes mesmo do samba, do futebol e do Hino Nacional, já era uma imagem do Brasil – o maior símbolo da fé brasileira”.
Rodrigo espera que os jovens aproveitem o livro e as ilustrações, adquirindo o conhecimento sobre a história de Nossa Senhora Aparecida.
“Espero que os leitores jovens e adolescentes desfrutem do livro com o mesmo encanto que me foi demonstrado pelos leitores adultos, que fizeram de Aparecida um best-seller. E os jovens levam a enorme vantagem de ter em mãos um livro colorido com a mente brilhante da minha nova amiga, Carol Dieckmann”.
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.