A 50ª Romaria Nacional dos Vicentinos teve início na última sexta-feira (08), com a oração do Santo Terço, e contou com uma programação diversificada no decorrer de todo o fim de semana: Via-Sacra, atividades para crianças, jovens e adolescentes e uma exposição na qual havia o memorial sobre as romarias vicentinas ao longo dos anos. Mais de 13 mil pessoas participaram do evento. Leia MaisSantuário Nacional recebe a 50ª Romaria Nacional dos Vicentinos Como se preparar para uma Romaria?
Para Elizabete Maria Castro, vice-presidente do Conselho Nacional dos Vicentinos no Brasil e coordenadora da romaria, o momento mais marcante foi a Festa Regulamentar em honra ao Bem-Aventurado Antônio Frederico Ozanam, um dos principais fundadores da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP):
“Foi lindo, pois devido à pandemia esperávamos por mais de dois anos para celebrar a romaria. Ver o Centro de Eventos Padre Vitor repleto de vicentinos foi emocionante! 'Sob o manto sagrado da Mãe, cultivando a missão de cuidar' foi o tema central e, por meio dele, com certeza, renovamos o nosso compromisso vicentino de servir e amar os pobres”, afirmou.
Durante a Santa Missa de encerramento, o Padre Emanoel Berdê Bertunes, assessor espiritual do Conselho Nacional dos Vicentinos, iniciou a homilia com uma saudação a todos presentes. Em seguida, convidou à reflexão sobre a maneira que nos comportamos em relação ao próximo: “Se você está preocupado com a sua salvação unicamente, com sua vida e suas coisas, repense", disse.
Padre Manoel ressaltou o exemplo de São Vicente de Paulo:
“Ele se envolvia com as pessoas. Elas sujaram suas mãos, suas camisas... Ele foi ao encontro dos pobres, não ficou apenas esperando. Soube traduzir em obras aquilo que o Evangelho anuncia para nós. Todos nós que viemos aqui na Casa da Mãe devemos voltar transformados, Ela que entende nossos pecados e nos acolhe debaixo de Seu manto. Como é bom termos alguém para chamar de Mãe! Que Ela possa interceder a seu Filho para nos dar coragem e inspiração para traduzirmos em obras concretas projetos que tragam vida e dignidade às pessoas ”, destacou.
Festa Regulamentar
A Festa Regulamentar está prevista no parágrafo primeiro do artigo 22 da Regra Vicentina. Trata-se da oportunidade onde os membros renovam o compromisso de servir aos pobres. Ela é organizada pelo Conselho Nacional do Brasil. Já as demais ficam a cargo dos Conselhos Metropolitanos, Centrais e até Particulares.
Conheça mais sobre a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) em https://ssvpbrasil.org.br/
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.