Notícias

Mariana (MG) celebra a memória da Beata Isabel Cristina

Arquidiocese mineira relembra pela segunda vez a festa em honra à defensora da castidade

Escrito por Redação A12

27 AGO 2024 - 08H39 (Atualizada em 27 AGO 2024 - 09H55)

Arquidocese de Mariana

Iniciada em 23 de agosto, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, da Arquidiocese de Mariana (MG) está realizando a Novena e Festa em honra à beata Isabel Cristina, Virgem e Mártir mineira.

Com o lema “Ser Cristão é viver a vocação à Santidade”, as celebrações acontecerão até 1º de setembro, data do martírio da jovem.

Neste dia festivo, uma programação extensa foi preparada com o objetivo de propagar a devoção à Beata. Serão seis missas solenes com a participação de cinco bispos. Responsável pela organização da cerimônia de beatificação de Isabel Cristina em 2022, Dom Danival Milagres Coelho, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Goiânia (GO), preside a celebração das 8h.

O Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, também participará da festividade em honra a Isabel, presidindo a missa às 10h. Para recordar a origem libanesa da Mártir, às 12h, acontecerá a Missa no Rito Maronita. A missa das 15h será presidida pelo Arcebispo Emérito de Sorocaba (SP), Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues.

A Missa Solene das 19h, seguida de procissão que encerra a grande festa, será celebrada pelo Bispo Diocesano de São João Del-Rei (MG), Dom José Eudes Campos do Nascimento. A procissão começará após a solenidade no Santuário da Piedade, e seguirá pelas ruas da cidade em direção à capela da Beata.

Arquidocese de Mariana
Arquidocese de Mariana


Quem foi Isabel Cristina?

Você pode conferir com mais detalhes aqui no A12 como foi a cerimônia de beatificação da jovem mineira, em dezembro de 2022, realizada no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, em Barbacena (MG), em celebração presidida pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis. 

Isabel Cristina Mrad Campos nasceu aos 29 de julho de 1962. Aos 20 anos de idade, mudou-se para Juiz de Fora (MG), para fazer o vestibular da faculdade de medicina, quando, em 1º de setembro daquele ano, um homem tentou violentá-la. Como a jovem ofereceu resistência, foi assassinada.

Pelo modo como Isabel morreu, defendendo os valores da castidade, e pela forma como viveu, em 26 de janeiro de 2001, foi instaurado em Barbacena o seu processo de beatificação, tendo sido encerrado em âmbito arquidiocesano em 1º de setembro de 2009. Em 27 de outubro de 2020, o seu martírio foi reconhecido pelo Papa Francisco. A festa litúrgica da beata é celebrada no dia 1º de setembro, data em que ela sofreu o martírio e nasceu para o Céu.

Programa Igreja em Saída realizou a cobertura da beatificação de Isabel Cristina

Fonte: Arquidiocese de Mariana

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...